Campus Erechim promove oficina sobre Literatura do Fantástico Maravilhoso
Inscrições já estão abertas; atividades iniciam dia 18 de março

Publicado em: 15 de março de 2019 10h03min / Atualizado em: 15 de março de 2019 11h03min

O Setor de Produção Cultural da UFFS – Campus Erechim promove, entre os dias 18 e 21 de março, a oficina Literatura do Fantástico Maravilhoso. A atividade será ministrada por Jonny Guimarães e é aberta para a comunidade acadêmica e regional.

A Literatura Fantástica ganhou destaque com a publicação da obra “Introdução à Literatura Fantástica”, de Tzvetan Todorov. No livro, o autor fala sobre o fantástico a ser entendido como um gênero literário. A essência desse gênero se constitui na irrupção, em nosso mundo, de um acontecimento que não pode ser explicado pelas leis racionais. Faz emergir a ambiguidade e a incerteza frente a fatos sobrenaturais.

Trabalhar com esse gênero literário faz com que o sentimento de dúvida, causado no leitor, permita o fantástico, uma vez que a narrativa trata de assuntos inquietantes para o homem, como avanços tecnológicos, angústias, questões psicoafetivas, opressões e, até mesmo, as várias esferas de desigualdades sociais.

A oficina vai trabalhar com o texto “A casa tomada”, de Julio Cortázar, em que o fantástico se desenvolve em uma narrativa com ruídos, criando incertezas que circundam o texto. Além do mais, o leitor não pode ser posto como passivo, já que o texto exige a criticidade e postura em relação à narrativa.

Por fim, é função do leitor retornar constantemente às passagens do texto para que se possam consolidar as hipóteses da leitura. Nesse ensejo, tem-se como atividade não somente o conhecimento sobre gênero e texto, mas sim sobre a leitura de mundo que se pode adquirir e construir por meio das análises para se chegar à escrita.

A atividade ocorre das 18h às 19h, na Sala 306 do Bloco A. Haverá certificação de 10h. Inscrições pelo link abaixo.

Formulário de Inscrições - Oficina Literatura do Fantástico Maravilhoso