Campus Erechim promove evento alusivo à Semana da Consciência Negra
Concurso de poesias é um dos destaques e está com inscrições abertas até o dia 15 de novembro

Publicado em: 11 de novembro de 2021 09h11min / Atualizado em: 11 de novembro de 2021 09h11min

A UFFS - Campus Erechim, em alusão à Semana da Consciência Negra, promove o evento “SER AFRO Semana de Resistência: Articulando Falas, Reivindicando Origens, Descolonizando Mentes”. A programação é composta por atividades em parceria com o Movimento Negro de Erechim (MENE), Uergs e IFRS, buscando explorar aspectos do ser afro, abordando a religiosidade, a luta das mulheres negras, a presença dos negros na universidade, as perspectivas africanas e afroamericanas sobre o Brasil atual e a presença do negro na literatura. O evento é aberto tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade regional.

Um dos destaques da programação é o concurso de poesias sobre a negritude, que pretende estimular que pessoas negras, brancas e indígenas escrevam sobre temas afros. “A ideia é incentivar a atividade criativa e a escrita de poesias - promovendo um exercício de raciocínio em torno de um tema bastante delicado e sensível”, afirma a produtora cultural da UFFS – Campus Erechim, Elisiane Quevedo.

“As atividades convidam todos a dialogar, refletir e problematizar as manifestações da negritude passadas e presentes, traçando, também, possibilidades para um futuro mais inclusivo, mais igual e menos racista”, diz Elisiane.

As inscrições para o concurso já estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de novembro em www.facebook.com/ExtensaoeCulturaUFFSErechim. As normas estão em https://bit.ly/3EPavxP.

Confira abaixo a programação completa do evento. Todas as atividades serão online.

Concurso de poesias sobre a negritude
Inscrições até 15/11 em https://bit.ly/3EPavxP
Resultado: 20/11 (depois do “Lê para mim?...”)

Cerimônia de abertura
Quando: 15/11 às 19h

Erechim e a religiosidade de matriz africana
Com Mestre Bahia
Quando: 15/11 às 19h10
Link de acesso: www.youtube.com/watch?v=PfUo-I_EWME

Mulheres negras: práticas de resistência, empoderamento e cuidado
Com Isabel dos Santos e o Coletivo de Mulheres Negras da UFFS
Quando: 16/11 às 19h
Link de acesso: www.youtube.com/watch?v=teN8k_yNifk

III Semana Integrada da Consciência Negra (Movimento Negro de Erechim - MENE, IFRS, Uergs e UFFS)
Apresentação do e-book “Os negros no Alto Uruguai no período da abolição”, de Manoel Gomes
Quando: 17/11 às 19h
Verifique o link em www.facebook.com/ExtensaoeCulturaUFFSErechim

Palestra “Ciência, mulheres e questões raciais” com a professora Percila Silveira de Almeida
Quando: 18/11 às 19h
Verifique o link em www.facebook.com/ExtensaoeCulturaUFFSErechim

O Brasil visto da África e da Afrodiáspora
“A Cultura Haitiana e os seus desafios hoje” com os discentes Marckenson Jean e Stephen Orlly Orelus
“Youtuber Moçambicanos e a produção de conteúdo voltada para brasileiros” com Clayton Guerreiro, doutorando em Antropologia na Unicamp.
Mediação: Prof. Paulo Müller (UFFS)
Quando: 19/11 às 19h
Link de acesso: www.youtube.com/watch?v=tcr5LB6u8ak

“Lê para mim?...” - O pequeno príncipe preto
Atividade promovida pelo Sarau Bibliós, idealizada por Roselaine de Lima Cordeiro e Gerson Egas Severo, com o prof. Daniel Francisco de Bem e a bibliotecária Daniele Monteiro
Quando: 20/11 às 18h
Link de acesso: www.youtube.com/watch?v=VuOKJPiRhWg

Haverá certificação de 2 horas para cada atividade. Mais informações: cultura.er@uffs.edu.br.