Campus Erechim produz quizz e podcast como ferramentas de apoio pedagógico e psicológico
Material aborda também questões de ordem emocional, especialmente relacionadas à ansiedade

Publicado em: 21 de junho de 2021 09h06min / Atualizado em: 21 de junho de 2021 09h06min

Pensando no contexto da pandemia e das aulas remotas, o Campus Erechim preparou um material em forma de quizz e podcast para auxiliar os acadêmicos da Instituição. Segundo a pedagoga Marta Luiza Sfredo, o objetivo é estender o apoio pedagógico e psicológico ao maior número possível de estudantes.

- É uma forma de orientar a organização dos estudos, considerando o contexto que modificou de maneira significativa a rotina dos alunos e a forma de estudar e aprender. Ao mesmo tempo, o período acentuou muitas questões de ordem emocional que interferem no processo de aprendizagem – explica Marta.

- Desse modo, além de auxiliar no planejamento e na organização dos estudos para um melhor aproveitamento do tempo disponível, o material objetiva também abordar as questões de ordem emocional, especialmente relacionadas à ansiedade, e, para isso, a elaboração envolveu a participação da psicóloga do Campus, Liege Barbieri Silveira.

A atividade foi organizada considerando as demandas apresentadas pelos próprios estudantes a partir de uma consulta sobre o ensino remoto na graduação, realizada pela Coordenação Acadêmica.

- Sabemos que é um momento difícil para os estudantes, mas planejar uma rotina de estudos é tarefa essencial para um melhor aproveitamento das aulas remotas. Planejar de forma consciente as atividades que precisam ser desenvolvidas, considerando o tempo disponível para realizá-las, é fundamental para evitar a sobrecarga de tarefas ao final do semestre – orienta a pedagoga.

Conforme Marta, é importante que o estudante se prepare com antecedência para participar das aulas, fazendo as leituras e exercícios propostos, consultando o Moodle, organizando o material e os equipamentos de que vai precisar para acessar a aula.

- Participar ativamente das aulas e conversar com os professores sobre as dificuldades é muito importante, assim como desenvolver estratégias para controlar a ansiedade e manter a saúde física e mental. Esperamos que o material produzido possa contribuir com o processo formativo dos estudantes.

A atividade está disponível neste link. Após o acesso, o estudante deve responder as perguntas conforme as alternativas, até chegar ao episódio do podcast.

Além do quizz, os estudantes do Campus podem fazer o agendamento de atendimento pedagógico individualizado. Para isso, basta encaminhar um e-mail para o SAE: sae.er@uffs.edu.br. Os atendimentos estão sendo realizados através do VOIP ou pelo Webex. Em virtude de licença capacitação da servidora responsável, os atendimentos com a psicóloga estão indisponíveis até o início de agosto.