Campus Erechim divulga a programação da Semana do Diversa
Palestras, oficinas, minicursos e atrações culturais ocorrem entre os dias 15 e 19 de outubro

Publicado em: 26 de setembro de 2018 10h09min / Atualizado em: 15 de outubro de 2018 08h10min

Palestras, mesas de debates, apresentações de trabalhos, minicursos e oficinas: estas são algumas das atividades que ocorrem entre 15 e 19 de outubro na Semana do Diversa, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Aglomerando diferentes eventos ao longo de uma semana inteira, a Semana do Diversa é o momento em que a UFFS compartilha sua produção acadêmica e cultural não apenas com seus estudantes, mas também com toda a comunidade externa. Estão marcados para esses dias o VIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), V Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e I Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul, III Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas: desafios contemporâneos e I Festival de Cultura de Fronteira da UFFS.

Palestras principais

A palestra de abertura da Semana do Diversa está marcada para a noite do dia 15, com o professor Carlos Benedito Martins, da Universidade de Brasília (UnB), que abordará o tema “A Universidade e a pesquisa interdisciplinar”. No dia seguinte, os professores Atilio Butturi Júnior e Sandra Caponi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrarão a mesa redonda “Biopolítica: abordagens interdisciplinares”.

No dia 17 é a vez de Marcos Pó, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Ronaldo Bernardino Colvero, da Unipampa, abordarem “O desafio da implementação dos cursos interdisciplinares”. Na quinta-feira 18, Tatyana de Amaral Maia, da PUC-RS, e Alexandre Samis, do Colégio Pedro II, farão um diálogo com o tema “Ação coletiva, movimentos sociais e lutas por direitos” e também lançarão livros. A última grande palestra é na sexta-feira, com Luísa Wittmann, da Udesc, e Celso Sanchez, da UniRio, que abordarão o tema “Descolonizar o conhecimento, romper as distâncias”.

Outro destaque é a palestra de abertura do V Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e I Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul, no dia 18, com o professor Ivan Penteado Dourado, da UPF, com o tema “Um diálogo interdisciplinar entre Educação, Biologia e Filosofia nas desigualdades sociais nacionais”.

Apresentação de trabalhos

Os bolsistas de Iniciação Científica de fontes externas de fomento participarão, durante a Semana do Diversa, da VIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da UFFS, que neste ano ocorre no Campus Realeza, no Paraná, nos dias 16 e 17 de outubro. Os demais trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos no Campus Erechim serão apresentados no campus local. Trata-se de mais uma oportunidade para toda a comunidade conhecer a produção acadêmica da UFFS.

Minicursos, oficinas e Festival de Cultura

A Semana do Diversa oportunizará para o público oficinas e minicursos de temáticas variadas, como: custos e orçamentação para engenharia ambiental e sanitária, oficina de mosaico, escrita científica, anarquismo e lutas sociais, ecotoxicologia aquática, organização dos espaços e tempos na escola infantil, elaboração de mapas temáticos da microrregião de Erechim com o software QGIS, entre outros.

Neste ano, outra novidade do evento é o I Festival de Cultura de Fronteira da UFFS. A etapa local do festival ocorre ao longo da Semana, com apresentações variadas. Uma atividade musical no dia 19, a partir das 19h, já está marcada. O restante da programação do Festival ainda está sendo definido, e os interessados em participar nas modalidades de Curtas de Bolso (Audiovisual), Literatura, Fotografia, Música e Artes Cênicas podem efetuar inscrição até sexta-feira (5).

A programação completa da Semana do Diversa pode ser baixada no arquivo anexo a esta notícia (abaixo) e também pode ser conferida na Agenda do Campus.