Campanha Multa Solidária já arrecadou 65 pacotes de absorventes
Criada pela Biblioteca e pelo SAE, a iniciativa é motivada pelos recentes debates sobre pobreza menstrual

Publicado em: 27 de março de 2023 08h03min / Atualizado em: 28 de março de 2023 15h03min

Em junho de 2022, a Biblioteca do Campus Erechim iniciou a campanha Multa Solidária. A proposta, criada em parceria com o Setor de Assistência Estudantil (SAE), consiste em substituir a suspensão do empréstimo (gerada pelo atraso na devolução dos materiais) pela doação de absorventes femininos. No total, 65 pacotes de absorventes foram arrecadados e distribuídos nos banheiros femininos do Campus neste mês de março.

Conforme a bibliotecária Daniele Rosa Monteiro, a campanha continuará em 2023. Qualquer tempo de suspensão poderá ser revertido em itens — para tanto, foi elaborada uma tabela de equivalência entre o tempo de penalidade e a quantidade de itens. Para saber como proceder, o usuário deverá comparecer na Biblioteca das 8h às 22h ou entrar em contato pelo e-mail biblio.er@uffs.edu.br.

A ideia da campanha foi motivada pelo debate recente sobre “pobreza menstrual”, tema de pesquisa em 2021 do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O estudo apontou que uma parcela significativa da população não tem acesso a itens básicos de higiene.

- Com base nessa problemática e pensando na realidade do Campus, definiu-se que os itens arrecadados serão utilizados para abastecer os banheiros femininos dos blocos A e B, como forma de atender, principalmente, situações oriundas de carências de recursos e eventuais emergências – destaca Daniele.