Bosque Fronteiras da Memória homenageia vítimas da covid-19 com 600 árvores plantadas
Primeira ação de plantio contou com mais de cem pessoas da comunidade acadêmica e regional.

Publicado em: 12 de novembro de 2021 09h11min / Atualizado em: 12 de novembro de 2021 16h11min

Mais de cem pessoas participaram, no último sábado (6), do plantio de árvores do projeto Bosque Fronteiras da Memória, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Ao longo do dia, 600 mudas de espécies nativas foram plantadas na Instituição. A ação da UFFS é parte da campanha nacional “Bosques da Memória - uma homenagem da Mata Atlântica às vítimas da covid-19 e aos profissionais da saúde”, que, por sua vez, é uma iniciativa da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

- O evento cumpriu com seus objetivos: levar a comunidade para o Campus, proporcionar um espaço de memória deste tempo da pandemia e plantar, em 4 horas, 600 mudas de árvores – comenta o servidor Jorge Psidonik, um dos coordenadores do projeto.

- As falas durante a cerimônia deram a dimensão do evento. A professora Marilia Hartmann abordou a importância de plantar uma árvore: uma nova vida que continuará por muitos anos, produzindo frutos e, assim, alimentando inúmeros outros seres. O professor Anderson Ribeiro chamou a atenção para as milhares de mortes, fruto do negacionismo científico. Já a fala de Sandra Picolli, que perdeu um filho para a covid-19, foi o momento mais emocionante, pois demostrou a importância e o simbolismo do Bosque Fronteiras da Memória. O professor Luis Fernando Corrêa da Silva lembrou do papel da Universidade em oportunizar para a comunidade aquele espaço – destaca Jorge.

Durante o evento, a vereadora Ana de Oliveira entregou aos coordenadores da ação Votos de Congratulações, aprovados pelo Poder Legislativo de Erechim (proposição da vereadora Sandra Picolli).

Até o final de 2022, os familiares que desejarem homenagear seus entes queridos no Bosque poderão fazê-lo. Para isso, basta entrar em contato com Jorge pelo telefone (54) 99182-2885.

- A partir de agora, além do cuidado com as plantas (rega, adubação, etc.) ocorrerão atividades de ensino e de extensão, como a live com o Instituto Educar e o MST, que foi realizada na última quinta-feira (11). Estuda-se também a realização de um documentário contando um pouco da história das pessoas homenageadas, algo que está em discussão com a TV Câmara de Erechim – aponta o servidor da UFFS.

O Projeto + 1000 Árvores no Campus também segue com plantio de mais algumas mudas até o final de 2021. Depois, será retomado em agosto de 2022 com o plantio de, pelo menos, outras 400 árvores.

A Comissão de Paisagismo da UFFS – Campus Erechim agradece a participação e o envolvimento de todos os voluntários e entidades parceiras (Prefeitura de Erechim e MST) pela doação de mudas.

Confira mais fotos no Instagram do Campus Erechim: @uffs.campuserechim.

*Créditos das fotos: Dolisete Levandoski/Ascom/UFFS.