Arquitetura e Urbanismo conquista mais quatro prêmios em concursos nacionais
Vitórias foram garantidas por acadêmicos, egressos e professores do Campus Erechim

Publicado em: 22 de outubro de 2018 10h10min / Atualizado em: 22 de outubro de 2018 15h10min

Acadêmicos, egressos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim conquistaram novos prêmios em dois eventos da área no início de outubro.

Na 14ª edição do Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo (ENEPEA), realizado em Santa Maria, entre os dias 2 e 6, os primeiros lugares de três categorias foram garantidos pela UFFS – Campus Erechim. Na categoria Artigo Científico, o egresso Emerson dos Santos Silva, que hoje é mestrando na UFRGS, a professora Angela Favaretto (UFFS) e o professor Fábio Zampieri (UFRGS) ficaram em 1º lugar com o trabalho “Uma abordagem paisagística para o tratamento de rodovias urbanas: o caso da BR-153 em Erechim-RS”, que foi também a proposta de Trabalho Final de Graduação de Emerson na UFFS.

Professora Angela e o egresso Everton: 1º lugar na categoria Artigo Científico (Fotos: Divulgação/Arquivo pessoal)

Outros dois artigos da UFFS também foram apresentados no mesmo evento: “Planejamento da paisagem como valorização do patrimônio natural e cultural de Peruíbe-SP: subsídios à proposta de requalificação urbanística”, da graduanda Karine Elizabeth Klahold Mesquita e da professora Daiane Regina Valentini, e “Arquitetura paisagística como qualificadora do processo ensino-aprendizagem: proposta paisagística para a Escola Érico Veríssimo - Erechim, RS”, das acadêmicas Gabriela Fazioni, Natália Lindner, Ana Paula B. Brancki, Tainara Alves Pereira e da professora Daiane Regina Valentini.

Na categoria Concurso Nacional de Projeto, os egressos Edivan Arruda de Oliveira e Luis Caribe Padilha da Silva ficaram em 1º lugar com a proposta “Parque das Flores”. O trabalho teve como professora responsável Angela Favaretto e foi desenvolvido na disciplina Projeto Arquitetônico e Paisagem, no ano passado, sob a tutoria de Angela Favaretto, Daiane Valentini e Viníciu C. Linczuk.

Na imagem acima, parte do proposta vencedora do Concurso Nacional de Projeto

As acadêmicas Gabriela Fazioni, Natália Lindner e Tainara Alves Pereira também participaram com um projeto paisagístico para a escola Érico Veríssimo, de Erechim, desenvolvido na disciplina de Paisagismo em 2017.

O evento em Santa Maria também teve um concurso de fotografia, que foi vencido pelo acadêmico Alexander Zanchet, da 8ª fase do curso.

Alexander Zanchet angariou o 1º lugar no Concurso de Fotografia

A UFFS também participou do ENEPEA com uma oficina ministrada pelas professoras Angela Favaretto e Daiane Valentini e pela egressa Sheila Andrade, intitulada “SIG aplicado ao Planejamento da Paisagem”. As duas docentes também atuaram como participantes da comissão científica, membros juradas do Concurso Nacional de Projetos e na coordenação de uma mesa de comunicações.

Ainda no mês de outubro, a Sociedade Brasileira de Acústica promoveu o I Concurso Estudantil de Acústica Conrado Silva. Na Categoria Digital, a equipe que teve como orientadoras as professoras Marcela Álvares Maciel (UFFS) e Ana Paula Freitas Vilela Boaventura (UFG – Campus Jataí) conquistou o 2º lugar com o trabalho “CEU das Artes- Retrofit acústico do Cineteatro”. Os outros membros do grupo foram o egresso Kauê de Souza e as acadêmicas Thais de Camargo e Paulina Engler, da UFFS, e o acadêmico Victor Rodrigues, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Professora Marcela e aluna Thais, membros da equipe que conquistou o 2º lugar no concurso de acústica