Alunos e egressa estão classificados em concurso nacional
Equipe do curso de Arquitetura e Urbanismo é uma das 20 selecionadas entre 40 projetos

Publicado em: 28 de agosto de 2017 17h08min / Atualizado em: 28 de agosto de 2017 17h08min

Um grupo que inclui estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim está classificado na primeira edição nacional do UrbanLab, concurso promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que busca soluções criativas e inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe. Das 40 propostas inscritas, 20 passaram para a próxima fase. Entre elas está o projeto de autoria dos acadêmicos Emerson Silva, Guilherme Casagrande e Andressa Trogello, em conjunto com a egressa Sheila de Andrade – todos da UFFS – Campus Erechim. Participam também do grupo o estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Luciano Cruz, e a egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Potiguar (UnP), Marcelle Bezerra. A equipe tem a professora Daiane Regina Valentini, da UFFS, como docente orientadora.

“Já participamos de outros concursos, mas este é diferente, pois se dirige a estudantes das fases finais e recém-formados e extrapola a esfera das ideias por se propor, depois, a executar o projeto vencedor”, conta Sheila de Andrade. O UrbanLab é um concurso internacional do BID e que chega agora a sua primeira edição nacional. A missão dos competidores, neste ano, é o desenvolvimento de um projeto urbanístico, social e patrimonial de caráter integral, multissetorial, inovador e sustentável, para um polígono de intervenção no bairro da Ribeira, em Natal-RN.

“Sempre estamos atentos às chamadas de concursos de Arquitetura e Urbanismo. Os professores do curso também sempre nos incentivaram a participar, nos informando quando há inscrições abertas”, diz a egressa da UFFS. Sheila destaca que as competições se apresentam como “uma oportunidade de desenvolver habilidades e também de desenvolver projetos, seja de urbanismo ou de arquitetura, que vão agregar à experiência acadêmica e profissional”.

De acordo com o colega Emerson, a ideia de montar um grupo para o UrbanLab surgiu entre os graduandos da 10ª fase. “Um deles decidiu contatar uma amiga que é arquiteta e mora em Natal para pedir informações sobre a área. Ele descobriu que ela também estava disposta a participar do projeto, mas ainda estava sem equipe. Logo, decidimos nos unir, mesmo a distância, para desenvolver a proposta”, explica o acadêmico da UFFS. “Precisávamos atender a todos os pré-requisitos do concurso, que exigia ao menos duas áreas de formação entre os componentes da equipe. Assim, convidamos outro interessado, que também mora em Natal e é graduando em Engenharia Civil.”

Como a proposta precisa ser aplicada na localidade definida, a organização do concurso disponibilizou para as equipes diversas informações técnicas sobre a área. Devido à inclusão no grupo de integrantes de Natal, Sheila afirma que a aproximação com a localidade foi maior do que se a equipe tivesse somente os dados técnicos. “Isso contribuiu para que propuséssemos soluções que trazem consigo as questões do local de uma forma mais humana. É uma realidade bem diferente da nossa do interior do Rio Grande do Sul. É um bairro histórico, às margens do rio e que lida com o abandono de toda a estrutura lá existente”, aponta a arquiteta. “Apesar da distância e das diferenças, somos instrumentalizados a pensar as cidades e edifícios em diferentes realidades. O desafio maior é entendê-las para gerar um bom resultado final.” O colega Emerson complementa dizendo que parte do desafio é pensar numa intervenção urbana, em um centro histórico subutilizado de uma das capitais do Brasil.

Próximas etapas – Antes de saber qual será a equipe vencedora, o concurso ainda fará uma nova classificação, com três grupos. Estes apresentarão seus projetos na sede do BID, em Washington (EUA). Definidos os ganhadores, a proposta será validada e adaptada, em parceria com técnicos locais, a Prefeitura do Natal, especialistas do BID, do Ministério das Cidades, da Caixa e outros atores. O grupo receberá a quantia de US$ 5 mil. Os projetos apresentados no concurso receberão certificados de reconhecimento e serão exibidos em Washington.