Alunos de escolas do campo participam de oficinas temáticas na UFFS
Atividade realizada por acadêmicos reuniu cerca de 80 estudantes dos municípios de Erechim e Getúlio Vargas

Publicado em: 30 de junho de 2017 08h06min / Atualizado em: 30 de junho de 2017 08h06min

O curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura, da UFFS – Campus Erechim, está promovendo oficinas temáticas para estudantes do Ensino Fundamental de escolas do campo da região. A atividade faz parte da disciplina de Seminário Integrador das Práticas Pedagógicas IV, ministrada pelas professoras Lidiane Puiati Pagliarin e Silvane Prigol Panozzo, e que também conta com a colaboração de outros docentes.

Desenvolvidas pelos acadêmicos do curso, as oficinas têm por objetivo fazer com que os futuros professores compreendam melhor o processo pedagógico da área de Ciências da Natureza, principalmente para a atuação em escolas do campo.

Na última quinta-feira (29), cerca de 80 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Toldo, do município de Getúlio Vargas, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê, de Erechim, participaram das oficinas ministradas pelos acadêmicos da UFFS. Foram abordados os seguintes temas: plantas medicinais; reciclagem de papel; modelos atômicos; separação de misturas e densidade.

De acordo com a professora Lidiane, a ideia da atividade é de proporcionar aos licenciandos momentos de planejamento didático-pedagógico, bem como o desenvolvimento deste planejamento com alunos de escolas do campo, a fim de que tenham uma experiência pedagógica antes do estágio curricular. “Para muitos dos acadêmicos esta é a primeira experiência como docente, o que torna a atividade ainda mais interessante”, fala a professora. As oficinas são planejadas em grupos e são eles que escolhem as temáticas. “Para as atividades estarem articuladas à proposta do curso, são requisitos das oficinas a vinculação aos conteúdos da área de Ciências da Natureza, além da relação com a educação do campo.”

Em semestres anteriores os acadêmicos desenvolviam as oficinas nas escolas das comunidades, e os professores da disciplina os acompanhavam. “Neste semestre optamos por convidar as escolas do campo para virem até a Universidade, para que alunos e professores dessas instituições conheçam a UFFS, os cursos que ofertamos e, quem sabe, possam em breve estar aqui como alunos da Educação Superior”, destaca Lidiane. Neste semestre a disciplina tem 29 acadêmicos – todos envolvidos com as atividades realizadas na quinta-feira. Além de Lidiane e Silvane, outros professores do curso auxiliaram nessa atividade, especialmente aqueles do domínio específico.