Acadêmicos farão propostas de arquitetura e urbanismo para município gaúcho
Pesquisadores desenvolverão um caderno de execução de propostas urbanas e paisagísticas através de ações individuais e coletivas para o município de Estrela Velha

Publicado em: 09 de agosto de 2021 09h08min / Atualizado em: 09 de agosto de 2021 13h08min

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- Campus Erechim estão atuando em um projeto de extensão para o município de Estrela Velha (RS). Até o final de 2022, a equipe irá propor ações de qualificação e democratização de espaços públicos da cidade. A iniciativa é coordenada pelas professoras Renata Franceschet Goettems e Daiane Regina Valentini e trata-se de uma parceria com a prefeitura do município e com o Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Os pesquisadores serão responsáveis por desenvolver um caderno de execução de propostas urbanas e paisagísticas, de implementação de projetos, através de ações individuais e coletivas. Para tanto, a equipe vai analisar as formas de utilização dos espaços públicos da cidade, levantando dados sobre as condições físicas de mobiliários e de acessibilidade. Só então serão feitas as propostas, que servirão para atender a demandas locais, posteriormente apresentadas no caderno de execução.

Neste momento, a equipe da UFFS está elaborando o diagnóstico dos espaços públicos de Estrela Velha. Estão sendo analisados os passeios, praças públicas e outras áreas de interesse da população – e, para isso, a interação entre os acadêmicos da Universidade com os moradores do município é fundamental, conforme explica a professora Renata Goettems.

- Com a intenção de compreender como os moradores da cidade percebem o espaço que habitam, criamos (UFFS e UFSM) um formulário on-line e também físico que abrange questões relacionadas a mobilidade urbana, formas de deslocamento, percepção dos espaços públicos e a prioridade de qualificação dos locais – diz Renata. - Esse formulário foi desenvolvido, primeiramente, entre os integrantes dos projetos de extensão da UFFS e da UFSM. O documento foi apresentado para os responsáveis da prefeitura para chegarmos a uma linguagem acessível e que nos retornasse com informações importantes.

Equipe do projeto tem feito reuniões por videoconferência para o andamento das ações (Reprodução)

Para convidar a população a participar das ações, a equipe produziu um vídeo. Houve a preocupação de não deixar ninguém de fora, incluindo os moradores que não têm acesso a dispositivos móveis ou internet. Para essa população foi criado um formulário físico, com as mesmas questões.

Os formulários online foram disponibilizados no site da prefeitura, redes sociais e redes de mensagens. Já os físicos foram distribuídos nos postos de saúde, aproveitamento o momento das campanhas de vacinação.

- Com as respostas dos questionários, foi possível compreender melhor a percepção da população em relação aos espaços livres da cidade. Ainda temos o objetivo de apresentar a proposta para os moradores através de uma plataforma online, coletando sugestões para o projeto. Desta forma estimulamos a participação da população e valorizamos a identidade com o local – aponta Renata.

O projeto possui uma aluna bolsista e mais cinco acadêmicos voluntários. Os estudantes que demonstraram interesse no projeto são de diferentes fases do curso de Arquitetura e Urbanismo: a bolsista está no 9º semestre, já os voluntários estão entre o 1º até o 7º semestre.

Um ponto interessante é como se deu a inserção da UFFS no projeto da UFSM. Conforme Renata, a prefeitura de Estrela Velha, sabendo que uma das moradoras do município cursava Arquitetura e Urbanismo em Erechim, solicitou a participação da acadêmica junto ao projeto que vinha sendo desenvolvido pela UFSM.

- A partir deste contato inicial, a estudante criou a demanda pelo projeto, entrou em contato conosco e vimos nisso uma oportunidade de agregar à formação de nossos estudantes alguns processos de projetos públicos. Acreditamos que o contato com os órgãos públicos podem abrir portas e criar demandas futuras de trabalho, a partir do momento em que é demonstrada a capacidade técnica de resolução de problemas, de contato com a população e de desenvolvimento de soluções criativas para a cidade. Nossos acadêmicos, assim, ganham conhecimento prático no desenvolvimento de projetos executivos, principalmente na área de paisagismo e desenho urbano, foco deste projeto – destaca a docente da UFFS.

Outro pilar da iniciativa é a troca de conhecimentos entre as duas universidades envolvidas.

- Trabalhamos em áreas afins e conseguimos complementar nosso conhecimento e agregar qualidade ao trabalho que está sendo desenvolvido. A parceria com o LAMOT/UFSM traz muita informação sobre mobilidade urbana e aspectos de sinalização que, às vezes, passam despercebidos por nós, mas que são de extrema importância para o desenvolvimento efetivo e integral de um projeto urbano – finaliza a coordenadora do projeto.