Acadêmicos desenvolvem soluções ambientais para feira de Erechim
Equipe de projeto de extensão coleta óleo de cozinha e incentiva substituição de sacolas plásticas por ecobags

Publicado em: 19 de setembro de 2019 18h09min / Atualizado em: 20 de setembro de 2019 08h09min

Acadêmicos da UFFS – Campus Erechim estão desenvolvendo um plano de gerenciamento de resíduos sólidos para a Feira da Agricultura Familiar do Daer, de Erechim, por intermédio do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA). Dentre as atividades que estão sendo realizadas está a identificação dos coletores de resíduos, além de uma campanha para motivar a substituição de sacolas plásticas por ecobags.

Identificação dos coletores de resíduos é uma das ações (Foto: Divulgação/Equipe do projeto)

Outra ação feita pelos acadêmicos é a instalação de um coletor de óleo de cozinha, para que as pessoas possam levar e depositar no recipiente. O óleo arrecadado será destinado à Associação de Amparo à Maternidade e Infância (ASSAMI), que tem parte de sua renda gerada pela fabricação e venda de sabão.

Na feira são comercializados produtos oriundos do trabalho de pequenos produtores rurais de Erechim. As ações desenvolvidas pela equipe da UFFS fazem parte do projeto de extensão “A inserção da empresa júnior de Engenharia Ambiental no atendimento de demandas da comunidade regional”, vinculado à empresa júnior EngTech Jr. Soluções Ambientais, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.