Aberto processo seletivo para Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas
Período para inscrições segue até o dia 1º de junho

Publicado em: 09 de maio de 2017 00h05min / Atualizado em: 09 de maio de 2017 00h05min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) abriu processo seletivo para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), ofertado no Campus Erechim. São disponibilizadas 20 vagas distribuídas em 3 linhas de pesquisa: “Saberes, Processos e Práticas Sociais”, “Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas” e “Sujeito e Linguagem”.

As inscrições serão aceitas até o dia 1º de junho e podem se inscrever candidatos que concluíram curso de nível superior reconhecido pelo MEC, no país e/ou no exterior, ou ainda candidatos que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão colado grau até o ato da matrícula.

O processo seletivo terá três etapas: a primeira, não presencial, de caráter eliminatório, será composta da análise do pré-projeto de pesquisa; a segunda etapa, presencial, de caráter eliminatório e classificatório, refere-se à aplicação da prova escrita de conhecimento interdisciplinar em Ciências Humanas, marcada para o dia 26 de junho; e a terceira etapa, presencial, de caráter eliminatório e classificatório, é destinada à arguição sobre o pré-projeto de pesquisa e currículo e será realizada nos dias 6 e 7 de julho.

Confira o conteúdo do Edital nº 443/UFFS/2017, que define prazos, normas, formas de inscrição, critérios e procedimentos do processo seletivo. 

Já os resultados de cada uma das etapas podem ser acompanhados pelos candidatos acessando a página do curso. 

Nova coordenação
O professor Fábio Feltrin de Souza assumiu neste mês de maio a coordenação do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), função ocupada desde 2015, ano em que foi realizado o primeiro processo seletivo, pelo professor Jerzy Brzozowski.

Segundo o novo coordenador, programas de Pós-Graduação como o Interdisciplinar em Ciências Humanas ocupam um espaço muito importante na construção e divulgação do conhecimento, com compromisso e excelência na área de abrangência da UFFS. “Nosso desafio no PPGICH é renovar esse compromisso e avançar cada vez mais, criando as bases concretas para, em breve, termos Doutorado também. Para isso precisamos de um grande esforço no sentido de qualificar ainda nossas pesquisas na chave interdisciplinar, reorganizar os laboratórios de pesquisa e termos uma agenda de publicação em periódicos nacionais e internacionais”, destaca.

No segundo semestre deste ano serão realizadas as primeiras defesas de dissertação do Programa e, segundo Souza, há uma grande expectativa em relação a isso. “Em várias oportunidades os pesquisadores da primeira turma demonstraram um alto grau de excelência acadêmica, por isso nossas expectativas são as melhores possíveis com as defesas finais. Mesmo porque os exames de qualificação já nos deram um primeiro sinal de que teremos dissertações de referência para os estudos das Humanidades”, ressalta.

Souza destaca ainda que se observa um acréscimo na necessidade de mobilizar aportes teóricos interdisciplinares para atender novas demandas do conhecimento. Segundo ele, “os campos disciplinares que conhecemos hoje têm aproximadamente duzentos anos e foram formados a partir de um conjunto de redes de forças que criaram suas condições de emergência. Cada um desses campos de saber dispõe de uma família de fenômenos, procedimentos, regras e ordenamentos que lhes dão coerência e possibilidade de existência. Essa organização disciplinar, entretanto, tem mostrado sinais de algum esgotamento, na medida em que o mundo tem requerido novas respostas para novos problemas”.