Linhas de Pesquisa

 

   Linha 1: Saberes, Processos e Práticas Sociais
 

A Linha 1 busca investigar e compreender saberes e práticas sociais, culturais, políticas e econômicas dos atores e agentes sociais em sua relação com processos que organizam, configuram e modificam as sociedades. As investigações produzidas se fundamentam a partir de distintas abordagens teóricas e metodológicas que tematicamente se debrucem sobre problemas tais como: os modos de subjetivação e de construção da memória coletiva; as relações de poder e os diferentes níveis de agências sociais; os arranjos de sociabilidade e a constituição de novos referentes de ação coletiva; os fenômenos socioeconômicos nas esferas produtiva, pública e privada; e as dinâmicas culturais, políticas e identitárias em sua relação recursiva com os agentes sociais.

Docentes Permanentes da Linha 1:

ÉVERTON DE MORAES KOZENIESKI

GÉRSON WASEN FRAGA

JEFERSON SANTOS ARAÚJO

LUÍS FERNANDO SANTOS CORRÊA DA SILVA

MARCELA ALVARES MACIEL

THAÍS JANAINA WENCZENOVICZ

 

 Linha 2: Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas

A Linha 2 propõe-se a estabelecer análises das múltiplas políticas contemporâneas de escolarização, dimensionando-as no âmbito das culturas e das cidadanias hodiernas. Evidencia um interesse especial em realizar composições analíticas dos modos pelos quais os sujeitos escolares contemporâneos são produzidos nas diferentes redes de poder e de saber e, do ponto de vista teórico, privilegia uma multiplicidade de perspectivas, atribuindo ênfase a estudos de natureza interdisciplinar acerca dos modos contemporâneos de condução das políticas de escolarização. Em decorrência disso, examinam-se tais políticas desde a perspectiva dos agentes envolvidos em sua implementação e busca-se problematizar suas condições de emergência e seus efeitos. Adquirem centralidade os estudos que tomam as práticas sociais como pontos de partida e que, da mesma forma, posicionam o Estado como uma rede de múltiplas racionalidades políticas que regulam a ação dos sujeitos e das populações.

Docentes Permanentes da Linha 2:

ADRIANA RICHIT

ADRIANA SALETE LOSS

HALFERD CARLOS RIBEIRO JUNIOR

PAULA VANESSA DE FARIA LINDO

THIAGO INGRASSIA PEREIRA

ZORAIA AGUIAR BITTENCOURT

 

Linha 3: Sujeito e Linguagem

A Linha 3 intenta problematizar, dentro da dinâmica interdisciplinar, a produção dos discursos da verdade, da objetividade e da subjetividade – sob a égide das identidades ou das formas de subjetivação – e sua relação com a linguagem, entendida tanto sob o viés analítico quanto segundo parâmetros políticos, sociais e culturais. As reflexões percorrem os limites entre uma linguagem tomada como mediação e veridicção do mundo e uma linguagem entendida como ação e constituição do mundo. A partir desse caráter de debate epistemológico, as pesquisas voltam-se para discussões caras às Humanidades (cultura, modernidades, biopolítica), para os critérios de definição da cientificidade das Ciências Humanas e, por fim, para a relação de tais critérios com outras modalidades de saber e de discurso. Da perspectiva da relação entre conhecimentos, saberes e discurso, objetiva-se, ainda, estabelecer debates com outras linguagens e sua relação constitutiva com o campo das ciências humanas.

Docentes Permanentes da Linha 3:

ALEXANDRE PAULO LORO

FERNANDO VOJNIAK

IVONE MARIA MENDES SILVA

PAULO RICARDO MÜLLER

REGINALDO JOSÉ DE SOUZA

RICARDO MACHADO

Docentes Colaboradores da Linha 3:

ADRIANA REGINA SANCEVERINO