Internacionalização

Internacionalização do PPGICH

O corpo docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas PPGICH/UFFS tem promovido vários intercâmbios, ações para o desenvolvimento da internacionalização e trabalhos significativos de inserção local, regional e nacional.

Os intercâmbios gerados por meio das ações do PPGICH, muitos deles formais e outros informais, decorrentes de ações cotidianas desenvolvidas nas Linhas e nos Grupos de Pesquisa, permitem perceber a abrangência das ações do Programa. Seguem algumas ações formalizadas.

 

PROPOSTA 1: Participação no Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO)

O Prof. Dr. Cássio Cunha Soares é membro do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e fundador do GT AC&SE fundado em 2010. O grupo reúne um conjunto de pesquisadores e ativistas sociais de vários países da América Latina, como Argentina, Brasil, Chile, Equador, México, Cuba e Colômbia. Como coletivo de pesquisa e extensão, procura dar conta das várias expressões empíricas e problemáticas teóricas relativas aos fenômenos de ação coletiva constitutivos dos movimentos sociais e das mais diversas configurações do ativismo político contemporâneo na nossa região.

O PPGICH atua no CLACSO com a participação de docentes e de estudantes nos trabalhos articulados pelo Prof. Dr. Cássio Cunha Soares.

Atividades realizadas:

Em seus 10 anos de existência, foram organizadas 4 reuniões internacionais e publicadas 3 obras coletivas, atuando em rede através de várias universidades e espaços de ação social e comunitária.

Segue o Certificado do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) dando ciência que o professor Cassio Cunha Soares (Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil é membro fundador do Grupo de Trabalho da CLACSO "Anticapitalismos y Sociabilidades Emergentes". O Certificado está anexo na Plataforma Sucupira.

Certificado fundador da Clacso 2021

 

PROPOSTA 2: Pesquisas e Intercâmbios 2016 a 2019 – Universidades da América Latina

O projeto “Estudos sobre interculturalidade na universidade” com ênfase nas populações indígenas, afrodescendente e pessoas com deficiência do edital SECADI/CAPES Nº 02/2014 Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento aprovado pela CAPES/SECADI, teve o financiamento concedido com a finalidade de formar pesquisadores altamente qualificados. Nesse sentido, o projeto foi desenvolvido entre professores e estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Campus Erechim/RS (Brasil), Universidad Nacional de Misiones - UNaM (Argentina) e UNIOESTE (Brasil). Assim, as bolsas de doutorado-sanduíche e de graduação-sanduíche foram viabilizadas para a missão de estudo e de pesquisas na UnaM (Posadas/Argentina). Posteriormente, juntaram-se às pesquisas os investigadores da Universidade de Passo Fundo e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

No Brasil, o projeto ficou sob coordenação da Profª Dra. Adriana Salete Loss em parceria com os docentes e participantes do Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade – GRUPEPU, e na Argentina, a coordenação esteve com o Prof. Dr. Pablo Daniel Vain.

Ações realizadas:

- Intercâmbio de seis estudantes da Graduação da UFFS/Campus Erechim e uma estudante de doutorado da UNIOESTE, parceira do projeto, para a Universidad Nacional de Misiones/Posadas/Argentina, nos anos de 2017, 2018 e 2019;

- Projetos de investigação e evento científico;

- As ações de internacionalização prosseguem em 2020 e 2021 com a organização do e-book com as produções científicas oriundas das investigações entre UFFS, UNIOESTE, UPF, UNAM, IE/ULisboa e com a organização do evento científico a ocorrer em setembro de 2021 na UNaM/Posadas/Argentina;

- Inserção da UFFS na Plataforma Regional de Políticas de Inclusión Universitária – PRIU, com o projeto de pesquisa “Ensino Superior: inclusão e permanência dos Setores Populares – Brasil e Argentina.

Para conhecer o trabalho desenvolvido segue relatório da ação internacional.

Relatório CAPES

Número Processo Projeto Internacional 

Seminário Internacional

 

PROPOSTA 3: Acordo de Cooperação UFFS e IE/ULisboa – 2020 a 2025

O Acordo de Cooperação entre a Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa foi publicado no dia 04 de agosto de 2020, tendo em ação dois projetos de investigação, no Brasil sob responsabilidade da Profª Dra. Adriana Salete Loss e da Profª Dra. Adriana Richit, ambas docentes do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, e,  em Lisboa, sob coordenação das docentes Profª Dra. Ana Paula Viana Caetano e Profª Dra. Carmen Cavaco. Os projetos de investigação possuem a inserção e contribuição de outros (as) docentes do PPGICH e do IE/ULisboa.

Ações realizadas e planejadas:

- Projetos de investigação;

- Produção intelectual coletiva entre os investigadores das IES;

- Aula inaugural no dia 4 de novembro de 2020 com a Profª Dra. Carmen Cavaco do IE/ULisboa;

- Aula inaugural entre os PPGs da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade Estadual do Amazonas. O PPGIHC da UFFS e da UEA são parceiros desde o ano de 2020, com diálogos e ações conjuntas, com a Profª Dra. Ana Paula Viana Caetano (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa);

- Intercâmbio dos docentes e estudantes do PPGICH;

- Diálogos internacionais nas disciplinas ofertadas no PPGICH e nos mestrados do IE/ULisboa.

 Acordo Geral de Cooperação