Projetos e Programas


GRUPOS DE ESTUDOS

 

Grupo: Saberes e Fazeres da Coordenação Pedagógica na Educação Básica

Coordenador: Jerônimo Sartori

E-mail para Contato: jeronimo.sartori@uffs.edu.br

Resumo: O Grupo de Estudos: Saberes e Fazeres da Coordenação Pedagógica na Educação Básica data de 2013, vem mantendo continuidade com o propósito de refletir e (re)pensar o trabalho do/a coordenador/a pedagógico/a na escola. Destaca-se que os estudos realizados no grupo com os/as coordenadores/as pedagógicos/as, desde o ano de 2013, anunciam novas possibilidades para o exercício de coordenar o processo didático-pedagógico na escola, potencializando a habilidade de dialogar e problematizar os aspectos relativos ao fazer docente. Reforça-se que os estudos mediados pelo diálogo e pela problematização, mobilizam para que novas ideias aflorem, novas estratégias possam contribuir para o planejamento de ações sócio-interativas, em que professor e aluno possam aprimorar o processo ensino-aprendizagem, sentindo-se sujeitos e agentes de sua própria história na construção de conhecimentos. Para isso, torna-se premente a ampliação da visão e da relação com o mundo, vinculando o ensino na escola com as questões da realidade. É indispensável, também, adotar estratégias que favoreçam o estabelecimento de um clima de mútua confiança entre coordenador e coordenados.

Público-alvo: Docentes, Mestrandos e Graduandos

 

 

Grupo: Políticas Educacionais na Formação de Professores

Coordenador: Jerônimo Sartori

E-mail para Contato: jeronimo.sartori@uffs.edu.br

Resumo: As transformações que ocorrem, sucessivamente, no cenário brasileiro, demandam o redimensionamento das políticas educacionais e das práticas pedagógicas. Inicialmente, cabe destacar que as políticas educacionais têm papel relevante na organização dos cursos de licenciatura e, por conseguinte, na formação de docentes. Para tanto, a legislação é que regra a política organizacional, os programas de formação, bem como orienta os aspectos políticos e pedagógicos dos cursos de licenciatura. É preciso, pois, considerar o contexto histórico em suas diferentes dimensões: social, econômica, política, ecológica e cultural, no sentido de atentar para que tipo de ensino se pretende formar o professor. Nesse sentido, o momento atual requer um olhar atento à reformulação dos cursos de licenciatura, tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum Curricular para a formação inicial de professores da Educação Básica (BNCC – Formação). Cabe destacar que a BNCC representa o início de uma “nova” era na história da educação brasileira, que pela primeira vez, em um documento oficial, tem a indicação de quais são as aprendizagens essenciais aos discentes da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino fundamental e Ensino Médio).

Público-alvo: Docentes, Mestrandos e Graduandos

 

PROJETOS DE ENSINO

  

Projeto: Monitoria em Botânica

Coordenador: Cherlei Marcia Coan

Período de Vigência: Set./2022 a Mar./2023

E-mail de contato: cherlei.coan@ufffs.edu.br

Bolsas: São ofertadas pelo projeto 

Resumo: A monitoria em botânica contribui para o desenvolvimento acadêmico, melhoria das aulas práticas na área de botânica, visto que proporciona ao discente a compreensão da didática de produção do conhecimento e a relação ensino e aprendizagem, sendo essencial para melhorar a qualidade do ensino de graduação. Os alunos monitores têm a oportunidade do fortalecimento da formação docente em curso de graduação, além de proporcionar o aprofundamento do conhecimento na área de Botânica.

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

 

Projeto: História do Município de Carlos Gomes: Imigração, Cultura e Resistência

Coordenador: Humberto José da Rocha

Período de Vigência: 01/06/2021 a 01/06/2024

E-mail de contato: humberto.rocha@uffs.edu.br

Bolsas: São ofertadas pelo projeto

Resumo: Este Projeto de Extensão corresponde a uma parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Prefeitura Municipal de Carlos Gomes-RS e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O objetivo é resgatar o processo histórico de formação e resistência da população desse município, além da valorização da cultura local. Esse objetivo geral pretende ser alcançado através da pesquisa histórica que será sistematizada em três produtos: um evento, um livro e a sistematização de materiais históricos para a futura instalação de um Arquivo Histórico Municipal. Metodologicamente, o projeto será executado a partir de Reuniões de Trabalho que determinarão os trabalhos de seleção de fontes e pesquisas de campo.

 

Projeto: Exposições de Ciências da Natureza: Interação entre Universidade-Escola-Comunidade

Coordenador: Lisandra Almeida Lisovski

Período de Vigência: 01/06/2021 a 31/05/2023

E-mail de contato: lisandra.lisovski@uffs.edu.br

Bolsas: São ofertadas pelo projeto

Público-alvo: Estudantes da UFFS, estudantes e professores de Escolas de Educação Básica, Comunidade em Geral

Resumo: O curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza objetiva formar docentes para atuar na Educação Básica, valendo-se do ensino, da pesquisa e da extensão para compreender e transformar o contexto social, político, econômico, cultural e educacional. Articulada a proposta pedagógica do curso, este projeto visa contribuir para o planejamento, produção e avaliação de materiais didático-pedagógicos acerca de diferentes temáticas das Ciências, e na organização de uma exposição temática sobre os Biomas do Rio Grande do Sul e sobre às "Mulheres na Ciência", ambas abertas a visitação da comunidade regional.

 

PROJETOS DE PESQUISA

 

Projeto: Movimentos Sociais no Sul do Brasil

Coordenador: Humberto José da Rocha

Período de Vigência: 27/03/2018 a 28/03/2023

E-mail de contato: humberto.rocha@uffs.edu.br

Bolsas: São ofertadas pelo projeto

Resumo: O Grupo de Estudos: Saberes e Fazeres da Coordenação Pedagógica na Educação Básica data de 2013, vem mantendo continuidade com o propósito de refletir e (re)pensar o trabalho do/a coordenador/a pedagógico/a na escola. Destaca-se que os estudos realizados no grupo com os/as coordenadores/as pedagógicos/as, desde o ano de 2013, anunciam novas possibilidades para o exercício de coordenar o processo didático-pedagógico na escola, potencializando a habilidade de dialogar e problematizar os aspectos relativos ao fazer docente. Reforça-se que os estudos mediados pelo diálogo e pela problematização, mobilizam para que novas ideias aflorem, novas estratégias possam contribuir para o planejamento de ações sócio-interativas, em que professor e aluno possam aprimorar o processo ensino-aprendizagem, sentindo-se sujeitos e agentes de sua própria história na construção de conhecimentos. Para isso, torna-se premente a ampliação da visão e da relação com o mundo, vinculando o ensino na escola com as questões da realidade. É indispensável, também, adotar estratégias que favoreçam o estabelecimento de um clima de mútua confiança entre coordenador e coordenados.

  

Projeto: “A cessação de escolas do campo em municípios do Corede Norte/RS: as motivações e os impactos educacionais”

Coordenador: Lidiane Limana Puiati Pagliarin

Período de Vigência: 09/2022 a 08/2023

E-mail de contato: lidiane.puiati@uffs.edu.br

Bolsas: São ofertadas pelo projeto

Resumo: A proposição deste subprojeto vincula-se ao Observatório de Educação do Campo do Estado do Rio Grande do Sul - RS (ObservaEduCampo/RS) e ao projeto guarda-chuva Educação do Campo Corede Norte RS: diagnóstico, políticas públicas e formação de professores. Esta pesquisa circunscreve-se no recorte que compreende o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Norte RS. O objetivo principal consiste em conhecer, analisar e produzir conhecimentos acerca da realidade da Educação do/no Campo nos municípios da região que compreende o Corede Norte do estado do Rio Grande do Sul – RS em diálogo com os Coredes que fazem parte do Observatório da Educação do Campo – RS em rede com os observatórios regionais. A proposta deste subprojeto leva em consideração os dados já levantados em pesquisa que está em desenvolvimento (contemplado com bolsa de IC/FAPERGS no Edital UFFS 121/2021). Dados da Sinopse Estatística da Educação Básica (INEP) revelaram, dentre outros elementos, que nos últimos 10 anos houve uma acentuada redução do número de escolas localizadas na zona rural na grande maioria dos municípios que compõe o Corede Norte/RS. Nesse sentido, em continuidade a essa pesquisa, faz-se relevante compreender o cenário do fechamento/cessação dessas escolas. Para isso, realizar-se-á uma pesquisa qualitativa, com análise documental (dados da Sinopse Estatística da Educação Básica, atas e manifestações previstas na Lei nº 12.960 (BRASIL, 2014) que justifiquem a solicitação de cessação de tais escolas). Como recorte da pesquisa, serão selecionados até 03 dos 32 municípios que fazem parte do Corede Norte/RS (aqueles que tiveram maior número de escolas fechadas nos últimos anos). Com esta investigação pretende-se entender o fenômeno da cessação de escolas da zona rural nesses municípios, as manifestações de diversos órgãos sobre a situação dessas escolas, bem como o impacto educacional dessa cessação para crianças e jovens que residem no campo.

 

Projeto: O estudante com deficiência intelectual na educação básica: para a além da inclusão, o conhecimento escolar como necessidade

Coordenador: Sonize Lepke

Período de Vigência: 22/03/2022 até 20/12/2024

E-mail de contato: sonize.lepke@uffs.edu.br

Bolsas: Não são ofertadas pelo projeto

Resumo: As políticas educacionais asseguram a educação inclusiva para os estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Porém, mesmo com garantias legais, a escola negligência as necessidades dos seus estudantes, ao efetivar práticas pedagógicas que em nada contribuem para o desenvolvimento da habilidade da leitura, escrita e aritmética do estudante com deficiência intelectual. Neste sentido propomos analisar as compreensões dos professores da rede municipal de Erechim que atuam com estudantes com deficiência intelectual matriculados na educação infantil e séries iniciais da educação básica quanto a plasticidade cerebral e aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização das crianças com deficiência intelectual da educação infantil e séries iniciais. Articular e discorrer sobre o tema exige retomar as pesquisas sobre o tema, documentos, entrevistar os professores e analisar as práticas desenvolvidas nas escolas. Além, do embasamento metodológico para a condução da mesma. A partir desta perspectiva optamos por realizar uma pesquisa caracterizada como estudo de caso. E os dados serão submetidos a Analise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007).

 

Projeto: Ensino Remoto Emergencial: Impactos no Processo de Organização e Implementação do Trabalho Docente de Professores que Atuam em Escolas do Campo

Coordenador: Lisandra Almeida Lisovski

Período de Vigência: 01/08/2021 a 31/07/2022

E-mail de contato: lisandra.lisovski@uffs.edu.br

Bolsas: São ofertadas pelo projeto

Resumo: O presente projeto de pesquisa busca compreender o Trabalho Docente a partir do estudo sobre quais são, como se caracterizam e como se articulam os diferentes elementos constitutivos do trabalho de professores que atuam em Escolas do Campo do município de Erechim/RS, em especial, neste momento de realização do ensino remoto emergencial. Para alcançarmos este objetivo focamos nossas ações investigativas na busca de resposta para o seguinte problema: Como os diferentes elementos constitutivos do Trabalho Docente se organizam, articulam e desenvolvem no contexto do ensino remoto emergencial nas Escolas do Campo? O universo potencial no qual iremos desenvolver nossas ações de pesquisa abarca as Escolas do Campo pertencentes à rede estadual e municipal localizadas no Município de Erechim-RS. Temos a previsão de utilizar como fontes de informação sujeitos e documentos. Assim, nossas fontes potenciais de informação serão: Professores em serviço e membros de Equipes Diretivas das Escolas do Campo localizadas no Município de Erechim/RS e Materiais didático-pedagógicos elaborados e utilizados pelos professores no desenvolvimento de suas ações de trabalho (Planejamentos Didático- Pedagógicos, Programações Curriculares, Instrumentos de avaliação, Diários da Prática Pedagógica, etc). Para a coleta de informações nessas fontes, definimos como instrumentos de pesquisa adequados e previstos: entrevistas e roteiros para análise textual/documental. A partir das ações de pesquisa previstas para serem desenvolvidas neste projeto, pretendemos ampliar a produção de conhecimentos acadêmico-científicos no campo educacional no sentido de constituir aportes conceituais, tanto teóricos como práticos, que possam contribuir para a valorização, formação e profissionalização docentes. Por fim, a relevância das ações de pesquisa propostas nesse projeto, tanto para subsidiar o estabelecimento e a sustentação de parâmetros e critérios confiáveis, pertinentes e adequados para as políticas de valorização do magistério público, a organização dos tempos e espaços escolares de forma que privilegiem a autonomia docente, de modo a propiciar a consolidação das mudanças de caráter inovador decorrentes ou associadas a elas, nos contextos específicos das Unidades Escolares.

  

Projeto: Análise das Práticas Interdisciplinares das Ciências da Natureza dos Cursos de Educação do Campo no Rio Grande do Sul: Desafios e Avanços

Coordenador: Viviane de Almeida Lima

Período de Vigência: 12/04/2018 até 20/04/2023

E-mail de contato: viviane.lima@uffs.edu.br

Bolsas: Não são ofertadas pelo projeto

Resumo: Este projeto pesquisa pretende compreender as práticas dos cursos interdisciplinares de Educação do Campo do Rio Grande do Sul, na área de Ciências da Natureza, a partir da vivência dos professores formadores. Aspectos de como os professores-formadores (a partir de sua formação específica e disciplinar) dos cursos de Educação do Campo por área de conhecimento tem efetivado a formação inicial interdisciplinar necessita de análise e aprofundamento com vistas a qualificar os Cursos de Educação do Campo da área de Ciências da Natureza. A abordagem da pesquisa se caracteriza predominantemente qualitativa, a partir de duas orientações metodológicas, a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva, através dos seguintes instrumentos de pesquisa, tais como: análise bibliográfica, análise documental, observação, entrevistas e questionários. Com esse projeto pretende-se além de gerar argumentos para a construção da tese de doutoramento o aprofundamento e entendimento de questões acerca da formação interdisciplinar na área de Ciências da Natureza em Licenciaturas em Educação do Campo, a partir do olhar dos professores-formadores.

 

Projeto: Os desafios, as necessidades e as potencialidades da formação e docência por Área do Conhecimento na Educação do Campo no Ensino Superior e na Educação Básica

Coordenador: Denilson da Silva

Período de Vigência: 02/05/2022 a 01/11/2024

E-mail de contato: denilson.silva@uffs.edu.br

Bolsas: Não são ofertadas pelo projeto

Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as necessidades, os desafios e as potencialidades presentes na formação e docência por áreas do conhecimento, na Educação do Campo, a partir de duas perspectivas: das Escolas do Campo (Educação Básica) e das Licenciaturas em Educação do Campo/LEdoCs (Ensino Superior). Assim, temos como campo de estudos: na Educação Básica, escolas dos Centros Familiares de Formação em Alternância (CEFFAs) vinculados à Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância (RACEFFAES), no norte do Espírito Santo e; no Ensino Superior, as Licenciaturas em Educação do Campo, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no CEUNES e no Campus Goiabeiras e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim (RS). Trabalho metodológico que está estruturado na pesquisa participante, onde os investigados têm papel ativo na pesquisa como sujeitos. Para atender aos propósitos que são objeto desta pesquisa, estruturamos a investigação em três momentos: o diagnóstico a partir de questionários individuais e entrevistas coletivas com professores e estudantes tanto nas LEdoCs como nos CEFFAS para compreender os desafios, limites e potencialidades presentes na formação e docência por área do conhecimento na Educação do Campo; a formação coletiva que buscará, a partir da síntese e análise do diagnóstico apontarão as diretrizes formativas necessárias, etapa construída com os sujeitos nas duas realidades (Escolas do Campo e LEdoCs) que entendemos indissociáveis e; Potencialidades e encaminhamentos formativos que é etapa dentro da investigação que nos indicará, a partir dos momentos formativos, da partilha de experiências oriundas dos dois espaços, em suma, sintetizará a pesquisa aqui elaborada. Vale destacar que há uma necessidade latente de produção de conhecimento que adense e aprofunde práticas pedagógicas à formação às LEdoCs e às Escolas do Campo para que se possa superar os limites institucionais, pedagógicos e políticos que desafiam os processos formativos e à docência por área de conhecimento que fragmenta o conhecimento, os currículos e às práticas e que são obstáculos à melhoria e à qualidade da Educação do Campo.

 

Projeto: A formação de professores na área de Ciências da Natureza

Coordenador: Sinara München

Período de Vigência: 03/2022 a 07/2024

E-mail de contato: sinara.munchen@uffs.edu.br

Bolsas: São ofertadas pelo projeto

Público-alvo: Licenciandos/as em Ciências da Natureza e Professores de Ciências

Resumo: Este projeto tem como objetivo investigar questões que perpassam a formação de professores na área de Ciências da Natureza. Ao considerar a necessidade de conhecimento científico da sociedade contemporânea e as dificuldades de inserção de discussões que ressaltem as inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade nos processos educacionais, garantir que problemáticas que envolvam questões científico-tecnológicas façam parte, ou ainda sejam o eixo central no ensino de ciências envolve diversos fatores, dos quais se destaca o potencial do espaço de formação de professores. A abordagem da pesquisa será predominantemente qualitativa, desenvolvida com instrumentos de pesquisa como análise bibliográfica e documental, questionários, entrevistas. Com esse projeto pretende-se aprofundar o entendimento acerca da formação de professores na área de Ciências da Natureza e contribuir na qualificação dos processos formativos.

 

 

Projeto (Guarda-chuva): O trabalho do Coordenador Pedagógico: assumindo a formação continuada de docentes na escola

Coordenador: Jerônimo Sartori

Período de Vigência: 16/03/2021 a 31/07/2023

E-mail de contato: jeronimo.sartori@uffs.edu.br

Bolsas: Não são ofertadas pelo projeto

Público-alvo: Docentes, Mestrandos e Graduandos

Resumo: Este projeto de pesquisa foca-se no aprofundamento do estudo acerca do “trabalho do coordenador pedagógico que atua como formador de seus pares no espaço da escola, no locus de trabalho do professor”. A formação continuada dos docentes da educação básica, que se realiza no espaço escolar possibilita que o embasamento teórico ao aprimorar-se dialogue diretamente com as questões problemáticas, que se entrecruzam no agir diário na sala de aula. O principal objetivo desta pesquisa é o de: “Investigar e compreender o trabalho do coordenador pedagógico, no que se refere ao desenvolvimento da formação continuada de docentes na escola, considerando avanços, dificuldades e desafios em desempenhar a atribuição de formador de seus pares em exercício docente na instituição”. Constitui objeto desta investigação o trabalho do coordenar pedagógico que assume a formação continuada dos docentes na escola. A investigação caracteriza-se pela abordagem de natureza qualitativa, enlaçada aos objetivos dos estudos exploratórios e descritivos, apoiando-se em revisão bibliográfica produzida por autores que tratam do objeto desta pesquisa, o que favorece a análise crítico-reflexiva do material empírico produzido. A empiria a ser analisada será produzida por meio de registros, memórias e observações, nos espaços: a) Grupo de estudos: Saberes e fazeres da coordenação pedagógica na educação básica; b) Projeto de extensão: O trabalho do Coordenador Pedagógico: formação continuada na escola; c) Escola de educação básica, em diálogo com a coordenação pedagógica, nos momentos da orientação e acompanhamento de estágio em gestão escolar. A investigação está embasada em uma concepção de trabalho colaborativo entre coordenador e coordenados, tendo a perspectiva de que o coordenador pedagógico trabalhe com e não para os docentes. Assim, é essencial àquele que coordena o processo pedagógico na escola: competência, habilidade, persistência e pré-disposição, motivar-se e motivar o coletivo docente para que inove e redimensione a prática pedagógica. A despeito disso, o coordenador pedagógico deve empenhar-se no estreitamento das relações com os professores para prover o entendimento de que a formação continuada protagonizada no espaço da própria escola favorece o desenvolvimento profissional, a integração entre todos os segmentos da escola (direção, docentes, discentes, funcionários, pais), a melhoria do processo ensino-aprendizagem. A expectativa é de que o estudo contribua, para a produção de conhecimentos que reafirmem os propósitos de uma ação coordenadora que enfatize o assessoramento ao professor e a sua formação continuada no âmbito escolar.

 

Projeto (Subprojeto): O trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada no projeto político-pedagógico da escola de educação básica

Coordenador: Jerônimo Sartori

Período de Vigência: 01/08/2021 a 31/07/2022

E-mail de contato: jeronimo.sartori@uffs.edu.br

Bolsas: São ofertadas pelo projeto

Público-alvo: Docentes, Mestrandos e Graduandos

Resumo: Este subprojeto de pesquisa foca-se no aprofundamento do estudo acerca das “relações que se estabelecem no projeto político-pedagógico da escola de educação básica entre o trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada dos docentes”. A ação coordenadora na escola de educação básica e a formação continuada constituem problemáticas de investigação, que demandam aprofundamento o teórico, que dialogue diretamente com as questões que se entrecruzam no agir diário do coordenador pedagógico. O principal objetivo deste estudo consiste em: Investigar e compreender as relações entre o trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada de docentes, que são explicitadas ou não no projeto políticopedagógico da escola de educação básica. Constitui objeto desta investigação o modo como o trabalho do coordenar pedagógico e a formação continuada dos professores é perspectivada no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Este subprojeto está associado ao projeto guardachuva: O trabalho do Coordenador Pedagógico: assumindo a formação continuada de docentes na escola. A investigação caracteriza-se pela abordagem de natureza qualitativa, enlaçada aos objetivos dos estudos exploratórios e descritivos, apoiando-se em revisão bibliográfica produzida por autores que tratam do objeto deste subprojeto, o que favorece a análise crítico-reflexiva. A empiria será produzida por meio do estudo documental dos projetos político-pedagógicos das escolas estaduais indicadas. A investigação está embasada na premissa de que o projeto político-pedagógico trata do trabalho do coordenador pedagógico e da formação continuada dos docentes, tendo a perspectiva de que a ação coordenadora se embasa em princípios político-pedagógicos constantes do projeto educativo da escola. Assim, é essencial tecer um olhar atento ao projeto político-pedagógico da escola para produzir um inventário de como cada instituição aborda e prospecta o trabalho do coordenador pedagógico e formação continuidade dos professores. A expectativa é de que o estudo contribua, para a produção de conhecimentos que reafirmem os propósitos do projeto político-pedagógico como documento norteador do trabalho dos profissionais da educação na escola, pressupondo a relevância do trabalho do coordenador e da formação continuada dos docentes para o fortalecimento da prática pedagógica.

 

Projeto (Guarda-chuva): Educação do Campo Corede Norte RS: diagnóstico, políticas públicas e formação de professores

Coordenador: Jerônimo Sartori

Período de Vigência: 01/05/2020 a 31/01/2024

E-mail de contato: jeronimo.sartori@uffs.edu.br

Bolsas: Não são ofertadas pelo projeto

Público-alvo: Docentes, Mestrandos e Graduandos

Resumo: A proposição deste projeto vincula-se ao Observatório de Educação do Campo do estado do Rio Grande do Sul - RS (ObservaEduCampo/RS), sendo que a investigação circunscreve-se no recorte que compreende o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Norte RS. O objetivo principal consiste em “Conhecer, analisar e produzir conhecimentos acerca da realidade da Educação do/no Campo nos municípios da região que compreende o Corede Norte do estado do Rio Grande do Sul – RS em diálogo com os Coredes que fazem parte do Observatório da Educação do Campo – RS em rede com os observatórios regionais”. Nessa perspectiva, é relevante desenvolver pesquisas que apontem as possibilidades de diálogo com as inquietações que assolam a Educação do/no Campo e a vida do povo camponês. A produção de conhecimentos acerca da Educação do/no Campo no RS é premente, haja vista a supressão e corte de políticas públicas relativas às condições do campo, à agricultura familiar, ao direito a terra, à segurança alimentar, entre outros. A educação do campo desde sua criação volta-se ao pensar, lutar e construir uma nova perspectiva de vida, partindo do estabelecimento de relações mais solidárias e justas, tanto entre os seres humanos e destes com a natureza. Assim, a produção de conhecimentos acerca da temática favorecerá a formulação de ações em rede, tanto as educativas como as políticas para a Educação do/no Campo, que envolvem os poderes públicos (municipal e estadual), considerando os atores sociais das escolas do/no campo e os agentes que atuam nos espaços não escolares. Para a condução da pesquisa que ocorrerá de 01/2020 até 01/2024, foram organizadas três etapas, que incluem eixos temático-analíticos, que consideram os dados demográficos, estruturais, econômicos, políticos, sociais e educacionais dos municípios que compõem o Corede Norte RS. Assim, no espaço da universidade como forma de ter maior proximidade com a educação básica, busca-se apoiar as redes de ensino, principalmente a Educação do/no Campo, considerando a necessidade de aprimoramento da educação no espaço da Escola do/no Campo.

 

GRUPOS DE PESQUISA

 

Grupo: Interação - Rede de estudos e pesquisas sobre Interdisciplinaridade na educação

Líderes: Rafaele Rodrigues de Araújo – FURG e Viviane de Almeida Lima - UFFS

Website: https://interacao.furg.br/

Resumo: A Rede de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade na Educação (INTERAÇÃO) emerge da necessidade de aprofundarmos às discussões sobre às questões interdisciplinares relacionadas às perspectivas teóricas, metodológicas e epistemológicas na área do ensino e em educação. Dessa forma, compreendemos que a rede é formada por professores técnicos e estudantes com estudos e pesquisas voltados a Interdisciplinaridade, permeando várias Instituições do Rio Grande do Sul e programas de pós-graduação, como o PPGEC-FURG.

Linhas de Pesquisa: 

Interdisciplinaridade na pesquisa e formação de professores

Interdisciplinaridade nos espaços formais e não-formais de ensino e de aprendizagem

Encontros: quinzenalmente e via google meet

E-mail para contato: viviane.lima@uffs.edu.br

Bolsas: Não são ofertadas pelo projeto

 

Grupo: Educação e desenvolvimento social no campo

Líderes: Jerônimo Sartori e Emerson Neves da Silva

Resumo: a) Criar espaços de estudos e investigações, tendo como objeto de reflexão os processos educativos que se desenvolvem nas escolas do campo e nos movimentos sociais organizados, que visam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida, articulando a prática da pesquisa com as práticas de ensino e de extensão. b) Pesquisar processos educativos em contextos educacionais do campo e em espaços da sociedade civil organizada, articulando atividades de pesquisa, ensino e extensão, envolvendo a comunidade acadêmica e a comunidade do entorno da UFFS, Campus Erechim.

Linhas de Pesquisa: 

Linha 1) Educação do campo e alternância político-pedagógica;

Linha 2) Educação, agroecologia e desenvolvimento no campo;

Linha 3) Educação do campo: história, memória e representações.

E-mail para contato: jeronimo.sartori@uffs.edu.br