Perfil do Egresso

Perfil do Egresso:

O egresso do Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação do Campo, com foco em Ciências da Natureza, deverá:

  • ter uma sólida formação acadêmica generalista, humanística e específica, o que inclui a necessidade da formação de professores conscientes das exigências éticas e da relevância pública e social dos conhecimentos, das habilidades e dos valores adquiridos na vida universitária;
  • inserir-se em seus respectivos contextos profissionais de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional sustentáveis, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática;
  • saber como se trabalha e se pesquisa em Ciências, Biologia, Física e Química, quais procedimentos, experiências e cálculos, enfatizando conteúdos atuais que podem ser utilizados como instrumentos para a compreensão do mundo contemporâneo;
  • ter condições de elaborar metodologias de ensino contextualizadas e entrelaçadas ao cotidiano do educando, desenvolvendo recursos didáticos experimentais na área de Ciências da Natureza, como uma maneira de difusão dos conhecimentos teórico-práticos desta área do saber;
  • atuar de maneira atenta aos processos educativos necessários às comunidades do campo, preparando sujeitos capazes de organizarem-se coletivamente com as famílias e/ou com grupos sociais de origem, implantando iniciativas e/ou projetos de desenvolvimento comunitário sustentável, incluindo a participação ativa da escola;
  • ser capaz de utilizar os conhecimentos das Ciências da Natureza construídos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, para compreender e transformar o contexto sociopolítico do seu meio, entendendo as relações que se estabelecem entre ciência, tecnologia e sociedade.

O profissional formado neste curso poderá atuar em escolas, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza para a qual estará sendo preparado, bem como na Educação de Jovens e Adultos e/ou em outros espaços educativos formais e não-formais.