Perfil do Curso


Filosofia - Licenciatura

Sigla: CCLFER

Sobre o Curso:

A oferta do Curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura atende à necessidade de formação de professores para o ensino na Educação Básica. Assim, além da possibilidade legal de ministrar aulas, os formandos terão uma ampla noção do contexto social, o que lhes permitirá contribuir com o desenvolvimento da cidadania e seu próprio aprimoramento cultural. Para tanto, a matriz curricular do curso é composta por componentes curriculares em três domínios: Comum, cujas disciplinas visam à formação geral dos discentes; Conexo, com o objetivo de proporcionar-lhes o contato com os conteúdos e temas que se inter-relacionam nas diversas áreas afins de conhecimento; Específico, que abrange os componentes curriculares diretamente ligados à formação do docente em Filosofia. Tais domínios revelam dois aspectos significativos na matriz curricular do Curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura. Primeiramente, o discente será preparado para a docência, no âmbito da educação básica, por meio de uma reflexão crítica capaz de lhe sensibilizar para o comprometimento pedagógico e o aprimoramento didático necessários ao seu exercício como educador. Em segundo lugar, o curso insere o discente nas questões filosóficas discutidas ao longo da história da Filosofia, proporcionando uma base para a continuidade dos seus estudos no âmbito da pós-graduação.

Por seu caráter interdisciplinar, o Curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura poderá promover uma formação cultural não apenas do discente, mas da sociedade em que ele está inserido. Para promover tais características, o curso segue três orientações básicas que servem de eixos orientadores da ação teórico-pedagógica:

  • formação de docentes preparados para as especificidades do ensino e do papel da Filosofia na educação básica;

  • formação de pesquisadores aptos a dar continuidade aos seus estudos no âmbito da pós-graduação;

  • desenvolvimento de projetos de extensão que visam à formação continuada de professores da região de abrangência da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), além do fortalecimento do ensino de Filosofia e do comprometimento com a formação cultural e humana da sociedade.

 

Turno: Noturno

Duração Mínima: 8 semestres

Modalidade: Presencial

Número de vagas anuais: 50