Vídeo leva mensagem de união a estudantes
Contra a tristeza e ansiedade, Ciência da Computação manda o recado: #somosumacomunidade

Publicado em: 19 de maio de 2020 13h05min / Atualizado em: 19 de maio de 2020 15h05min

Por trás das máquinas, pessoas. Foi a partir dessa ideia e do momento vivido pela humanidade – uma pandemia que obrigou todos a fazerem o distanciamento social – que o curso de Ciência da Computação produziu um vídeo cuja mensagem principal é #somosumacomunidade.

O vídeo está sendo divulgado por vários meios e é voltado especialmente a estudantes e professores do curso. Porém, conforme o coordenador do curso, Fernando Bevilacqua, “a mensagem principal, #somosumacomunidade, é para todos: comunidade acadêmica do Campus Chapecó, da UFFS, para o município, para o país inteiro”.

A história da razão pela qual o vídeo foi feito é ainda anterior à pandemia. Segundo Bevilacqua, muitos estudantes estavam reportando à coordenação que se sentiam tristes, depressivos e se sentindo mal – em alguns casos, pela competitividade em demasia entre os colegas. “Começamos a olhar para isso desde aquela época. E a pandemia exacerbou essa necessidade”, ressalta o professor.

Com o distanciamento social, o colegiado do curso e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) discutiram e fizeram uma consulta com os estudantes sobre a possibilidade de fazer aulas on-line. “Em nenhum CCR houve 100% de aprovação. Vários alunos não teriam equipamento ou internet para fazermos aulas”, comenta ele.

Conforme Bevilacqua, nos diálogos entre professores e estudantes – virtualmente, com quem consegue estar na rede –, percebeu-se muita ansiedade por parte dos alunos. Por esse fator, aliado à inspiração de outros cursos (que fizeram vídeos ou se comunicam com frequência por e-mail) e a habilidade com a tecnologia, o grupo resolveu fazer o vídeo.

A temática central do vídeo - diferente do que muita gente associa a um curso de Ciência da Computação – foi justamente as pessoas. “Por trás das máquinas há pessoas. E, justamente, por isso utilizamos a #somosumacomunidade”, frisa o professor.

O roteiro, o texto e a narração foram feitos pela coordenação do curso. As imagens são do banco de imagens e de domínio público.

Os estudantes que tiverem dúvidas sobre componentes curriculares ou qualquer outra sobre o curso de Ciência da Computação podem observar o site ou, ainda, entrar em contato pelo e-mail computacao.ch@uffs.edu.br