UFFS terá Observatório Social e Ambiental da Soja
Iniciativa é de pesquisadores da UFFS e de universidades parceiras

Publicado em: 09 de fevereiro de 2023 19h02min / Atualizado em: 08 de março de 2023 10h03min

No dia 15 de março, às 13h30, no auditório da Biblioteca da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó, será lançado o “Soyaceno: Observatório Social e Ambiental da Soja no Cone Sul". Uma iniciativa transdisciplinar de pesquisadores da UFFS e de universidades parceiras, visando a coleta e produção de dados relativos ao avanço desse monocultivo na região.

De acordo com o coordenador do Soyaceno e professor da UFFS – Campus Chapecó, Claiton Marcio da Silva, como a soja possui uma importância econômica para a região de abrangência da UFFS, o observatório poderá auxiliar na formulação de ações de extensão, pesquisa histórica ou formulação de políticas públicas sobre o tema. “Ao mesmo tempo, o observatório pretende dialogar com iniciativas já existentes tanto por parte de pesquisadores da UFFS, quanto por parte da sociedade civil e do Estado, em temas complementares como sustentabilidade, uso de agrotóxicos, usos do solo, entre outros”, afirmou.

O observatório vai funcionar no Campus Chapecó, inicialmente em conjunto com o Fronteiras: Laboratório de História Ambiental da UFFS. Ele engloba projetos individuais dos pesquisadores, assim como um projeto coletivo, nomeado A Era da Soja e aprovado no CNPq e FAPESC. “Dele, já resultaram vários artigos e, em especial, um livro intitulado "The Age of Soybean: an environmental history of soy during the Great Acceleration", publicado pela editora inglesa White Horse Press e com acesso gratuito”, explicou Claiton.

Fazem parte do projeto instituições nacionais como UFFS, UFSC, UPF, Unicentro/Guarapuava, inicialmente. “A parceria com o Instituto Athena, da Universidade de Amsterdã, e com o Instituto de História da Tecnologia, de Eindhoven, já aprovou projetos na Europa para intercâmbio de alunos entre nossas universidades. Também, contamos com o apoio da Universidade de Quilmes, Argentina, além de pesquisadores da Áustria, Estados Unidos, Suécia e Índia”, ressaltou.

Podem participar do projeto professores, técnicos e estudantes da UFFS, assim como membros da comunidade externa, basta os interessados enviarem um e-mail para claiton@uffs.edu.br.