UFFS – Campus Chapecó recebe II Mostra de Cinema Independente
Exibição de audiovisuais produzidos no município será na quarta-feira (30)

Publicado em: 25 de outubro de 2019 12h10min / Atualizado em: 29 de outubro de 2019 09h10min

Na quarta-feira (30), a UFFS – Campus Chapecó recebe a II Mostra Itinerante de Cinema Independente (CINE INDI). Serão exibidos os filmes de ficção “Duas Vezes Depois de Maíra”, dirigido por João Lucas, “Antes dos Vinte e Tantos” de Sabrina Zimmermann, “O Colecionador”, de Luana Pagnoncelli e Gabriel de Moura, e os documentários “O salame vai à feira”, de Ilka Goldschmidt e Cassemiro Vitorino, e “Toquem Pra Frente: Dom José Gomes e os Movimentos Sociais”, dirigido por Augusto Zeiser.

A exibição acontece no auditório do bloco B, a partir das 20h30*. A sessão terá entrada gratuita e haverá presença dos cineastas para debater as temáticas e as produções com o público. O CINE INDI é realizado pela Lua Caolha Filmes e Produções, através Edital Municipal de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó 2019, realizado pela Secretaria de Cultura da prefeitura municipal de Chapecó.

O coordenador do CINE INDI, Zé Boita, explica que apesar de haver produção de cinema local na cidade, a circulação e divulgação desses filmes ainda é pequena e a população desconhece estes produtos culturais locais. “O projeto democratiza o acesso e fomenta a circulação das produções locais de cinema, tanto para a formação de público na cidade tanto quanto para que surjam novas produções e produtores audiovisuais”, defende.

Boita lembra que a 1ª edição do CINE INDI, realizada no ano passado, alcançou aproximadamente 650 pessoas nas mostras e 115 pessoas nas oficinas. A expectativa para esta edição é ampliar o público já que o projeto prevê exibições em oito locais do município, incluindo comunidades rurais e escolas periféricas do município, e a realização de três oficinas de produção audiovisual.

A programação completa por ser acessada pelo Facebook ou Instagram @luacaolhafilmes.

 

*Editado. Horário correto.