UFFS – Campus Chapecó faz apelo para que comunidade acadêmica poupe água
Chapecó está em situação de emergência devido à estiagem

Publicado em: 25 de março de 2020 17h03min / Atualizado em: 25 de março de 2020 18h03min

Estudantes, professores, técnico-administrativos e funcionários terceirizados que permanecem em Chapecó: há um apelo pelo uso consciente da água. A prefeitura de Chapecó decretou situação de emergência no dia 28, em função da baixa dos níveis dos reservatórios de captação de água que abastecem a cidade, em função da estiagem.

Com a situação da pandemia mundial do novo Coronavírus, as famílias têm se mantido em casa e utilizado ainda mais água para a assepsia. Conforme o Chefe da Assessoria de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFFS – Campus Chapecó, Marcelo Crizel, o contexto tem gerado “um aumento de 30% na demanda de abastecimento, quando a estiagem atual impõe o inverso, ou seja, pelo menos uma redução de 10% do volume consumido no período normal (sem estiagem)”.
“É fundamental, interromper o uso “automatizado” da água, por meio do engajamento de todos os cidadãos, adotando uma nova postura de uso consciente desse recurso imprescindível, de forma permanente”, ressalta ele.

Dicas para proporcionar um reuso seguro da água nas casas e economizar:

1) Vai lavar roupas?

A cada ciclo de uma máquina de cinco quilos são gastos 145 litros. Essa água pode ser coletada!
- Junte o máximo possível de roupas para o preenchimento da capacidade para a qual o equipamento foi dimensionado, evite lavagens fracionadas;
- Retire a mangueira da água de lavagem de sua máquina e recolha no tanque ou baldes a água com sabão (do enxague) para lavar pisos, utilizar em descargas ou lavagem veicular.

2) Vai lavar louças?

Evite deixar a torneira aberta constantemente!
- Limpe, retire os restos o máximo possível dos utensílios antes de colocar para lavar;
- Feche a cuba da pia ou utilize uma bacia durante a lavagem, esfregue toda a louça possível, iniciando por pratos, talheres, enquanto a água e sabão caem sobre panelas, formas e potes;
- Esfregue todos os itens, abra a cuba ou despeje a bacia e comece a enxaguar mantendo a sistemática utilizada na lavagem.

3) Vai tomar uma ducha?

Chuveiros são grandes consumidores de água potável (em media 5 min = 45 L)
- Se o chuveiro for aquecido a gás, coloque um balde sob o mesmo até que água quente comece a sair e você inicialize seu banho – cada minuto ~ 10L de água que escoam;
- Você também pode recolher água do seu banho (durante o enxágue) do corpo;
A água mais limpa pode ser utilizada para lavagens mais nobres (banho do seu Pet, roupas, toalhas, etc) e a água do enxague (de qualquer tipo de chuveiro) pode ser utilizada para lavagens secundárias (pátios, calçadas, varandas, etc) e pode ser mantida no tanque, por exemplo.

4) Vai preparar alimentos no vapor?

A água do cozimento pode conter importantes nutrientes.
- Cozinhe alimentos no vapor com menos volume de água na panela, pois o vapor é que cozinha e para ter vapor com a panela fechada é necessário ter espaço vazio entre o alimento e a tampa;
- Após esfriar essa água, ela pode ser utilizada para regar plantas (desde que não apresente salinidade);
- Reutilize a água do cozimento a vapor para preparar outros alimentos, como arroz, feijão, sopas, etc.

5) Vai limpar seu aquário?

As fezes dos peixinhos e restos de alimento são nutrientes. A água do seu aquário pode ser uma fonte rica em nitrogênio, essencial para a fotossíntese, além de fósforo e potássio, que fortalecem as plantas, agindo como fertilizantes.
- Retire o volume de água do aquário e reutilize nas plantas (suas ou até mesmo do vizinho).

6) Vai escovar os dentes?

O simples fato de escovar os dentes pode gastar 6 litros de água!
- Molhe sua escova e creme dental e feche a torneira durante a escovação.

7) Vai lavar o rosto?

Lavar o rosto consome ate 2,5L de água!
- Lave-se com a água da palma da mão, intercalando a abertura da torneira enquanto esfregar-se.

8) Choveu ou está chovendo?

A água dos primeiros minutos de chuva sempre traz restos de poluição e fuligem!!
- Se possível, coloque uma balde ou o recipiente disponível em um ponto de coleta de água da chuva (condizente com o espaço disponível). Essa água pode ser reutilizada na limpeza doméstica, regar plantas e dessedentar animais.

(Fonte: akatu.org.br)