Time vence etapa e vai para a fase nacional da Maratona de Programação
Equipe se despede das competições representando a UFFS no Nordeste

Publicado em: 18 de setembro de 2019 11h09min / Atualizado em: 18 de setembro de 2019 11h09min

O time vencedor da etapa sub-regional da Maratona de Programação é da UFFS. A primeira colocação na etapa, ocorrida na Universidade de Passo Fundo (UPF), também garantiu aos estudantes na etapa nacional, em Campina Grande (PB), em novembro. Daniel Mello Konflanz, Marcos Gobbi e Ruan Pato tiveram a orientação do professor Emílio Wuerges, que é coach do time durante as maratonas.

Os três estão no fim do curso e, com a proximidade da formatura, especialmente de Daniel, que deve ser o primeiro a colar grau, não poderão mais competir, pelo menos, juntos. Os três formaram o time Hu3++ desde o primeiro semestre do Curso. Quatro maratonas depois e, para fechar as participações, eles acrescentaram (com um toque de humor) “OnTheEdgeOfOblivion” (à beira do esquecimento) ao nome da equipe em 2019.

O nome, obviamente, é um detalhe e não fez parte da estratégia na competição. Segundo Daniel, o importante mesmo foi a experiência adquirida durante os anos. Ele, inclusive, participou de edições da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) nos dois últimos anos do Ensino Médio. Para Marcos, valeu a pena a curiosidade e a vontade de participar do Programa de Extensão Clube de Programação, ainda no início do curso. “Tivemos um incentivo importante do professor Zatesko (Leandro Zatesko, que não está mais na Instituição) e essa foi uma grande oportunidade para a gente”, complementou Ruan.

Para os componentes do time, a etapa da maratona 2019 incentivou mais o uso da criatividade do que conhecimento de conteúdos específicos. “Em 2018 foram demandadas muitas áreas, o que exigia dos competidores mais conteúdo. Este ano tivemos mais questões de raciocínio lógico”, lembrou Ruan. Marcos comentou que, embora a dedicação ao curso tenha sido mais intensa nos últimos meses, além de questões diversas individuais que dificultaram o treinamento, o time se manteve tranquilo, o que fez diferença para o resultado.

O professor Emílio concorda que a experiência e a tranquilidade foram fatores determinantes para o resultado. “A equipe que ficou em primeiro lugar é uma equipe de formandos da UFFS. Mas, definitivamente, além da experiência maior do que a dos colegas, devido a mais anos de treino, a equipe se destaca pela tranquilidade e pela estabilidade emocional durante a prova”.

Quanto à fase nacional, o objetivo do time é resolver pelo menos dois problemas, mantendo a tradição dos times da UFFS – Campus Chapecó. “É uma prova bem difícil e temos times de universidades com uma tradição muito grande de clubes de programação”, destacou Ruan.

Para o professor, a participação na etapa sub-regional foi ótima. “Muito motivadora, todas as equipes tiveram um desempenho excelente. Voltamos todos muito motivados para continuar treinando para 2020”. Conforme ele, o próximo ano já iniciará, além do foco nos calouros, com novidades. “A ideia é expandir as atividades para atender competidores do Ensino Médio”, finalizou.

Em 2020, a etapa sub-regional será na Unochapecó.