Soyaceno reúne diversas áreas para pesquisas, ações e proposições sobre o fenômeno da soja
Observatório Social e Ambiental da Soja no Cone Sul inicia oficialmente as atividades com lançamento na UFFS – Campus Chapecó

Publicado em: 17 de março de 2023 12h03min / Atualizado em: 17 de março de 2023 18h03min

Diversas áreas de pesquisa, várias universidades e instituições, muitos pesquisadores. O “Soyaceno: Observatório Social e Ambiental da Soja no Cone Sul”, iniciativa transdisciplinar voltada à análise do fenômeno da soja regional e globalmente, foi lançado na quarta-feira (15), na UFFS – Campus Chapecó.

O evento de lançamento teve as presenças do diretor do observatório, professor da UFFS – Campus Chapecó Claiton Márcio da Silva, do reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, do diretor do Campus Chapecó, Roberto Dall’Agnol, da professora da UFSC Eunice Nodari, do professor da Unicentro Jó Klanovicz, e da servidora da Agiitec Scheyla Maria Cardinal. On-line, também estiveram o professor Antonio Andriolli e a deputada estadual Luciane Carminatti.

Conforme o professor Claiton, a ideia da criação do observatório surgiu a partir de trabalhos que vêm sendo realizados por pesquisadores da UFFS nas áreas de humanidades e ciências ambientais, em atividades em laboratórios, projetos de pesquisa e ativismo socioambiental. “Desde 2018, a UFFS realiza eventos específicos em história ambiental da soja, objetivando aprofundar as pesquisas sobre os impactos da expansão da sojicultura; ao mesmo tempo, os pesquisadores do grupo atuam tanto em iniciativas político-institucionais quanto em colaboração com a sociedade civil organizada no Brasil, no Mercosul e na Europa, investigando os impactos globais específicos dessa monocultura. Aos poucos, o grupo de pesquisadores foi se ampliando: em 2022, publicamos o livro ‘The Age of Soybean’, contando com 29 autores de dez países – Brasil, Argentina, Estados Unidos, Áustria, Holanda, Suécia, Itália, Zimbábue, Índia e Arábia Saudita”, ressaltou. A obra, inclusive, foi lançada durante o evento.

Para ele, o observatório se justifica pela importância do assunto para a sociedade. “Enquanto a ciência discute se nossa nova era geológica deve ou não ser nomeada Antropoceno – quando os seres humanos modificam os rumos planeta –, provocativamente, afirmamos que o Sul Global vive um Sojaceno/Soyacene, no qual as relações sociais e ambientais estão sendo, há pelo menos duas décadas, mediadas em grande parte, pela soja. Esse neologismo – Soyacene – indica provocativamente, relações que podemos ou não tentar mensurar: seus grãos, óleos ou farelos estão presentes em chocolates, temperos prontos, maquiagens, tintas, colchões, sorvetes, sucos; também compõe o biodiesel, ração animal, ou estão presentes na indústria farmacêutica e automobilística; ou seja, em uma infinidade de produtos e usos”, reforçou o professor durante a abertura do evento.

O Soyaceno tem três linhas de pesquisa e atuação: “História e memória”, “Pesquisa interdisciplinar e transdisciplinar: saúde, sociedade e meio ambiente” e Projeções futuras: Proposta de políticas públicas sobre sustentabilidade viável”. Além de disponibilizar pesquisas no site do observatório, os membros pretendem disponibilizar fontes primárias, resultados de materiais produzidos pelo grupo, incentivar projetos laboratoriais e em campo, captar recursos, produzir materiais informativos, planejar e promover intervenções, workshops, cursos e serviços de consultoria a produtores e produzir relatórios e uma proposta de certificação.

As autoridades que compuseram a mesa elogiaram a iniciativa, mencionaram a relevância do observatório, se colocaram à disposição e falaram sobre a importância de pesquisas interdisciplinares e interinstitucionais. O convidado e membro do observatório, professor da UFSC Rubens Nodari, palestrou aos presentes. Depois, houve um debate sobre o tema com o professor Andriolli e a mediação do professor Claiton.

Além da UFFS, UFSC, UPF e Unicentro, a Universidade de Quilmes (Argentina) apoia o Soyaceno, e os institutos de História da Tecnologia (de Eindhoven) e Athena (Universidade de Amsterdã) aprovaram projetos para o intercâmbio de estudantes entre as universidades. Pesquisadores da Áustria, Estados Unidos, Suécia e Índia também já apoiam a iniciativa.

Interessados em participar do Soyaceno (professores, técnicos, estudantes e comunidade externa) podem enviar e-mail para claiton@uffs.edu.br.

Membros do Observatório

Pesquisadores UFFS

Claiton Marcio da Silva (diretor)

Cládis Juliana Lutinski