Simpósio discute Neurociência Clínica e Experimental
O evento visa a promoção sistematizada de discussões dentro da área abrangente de neurociências, abordando os aspectos clínicos e experimentais

Publicado em: 15 de outubro de 2020 11h10min / Atualizado em: 15 de outubro de 2020 17h10min

O I Simpósio de Neurociência Clínica e Experimental: Neuroinflamação e Neuroinfecção acontece entre os dias 21 a 24 de outubro, on-line. Além de palestras, 40 resumos aprovados pela comissão serão apresentados durante o evento e publicados nos anais.

Conforme a organizadora do evento, professora Zuleide Maria Ignácio, a expectativa é de aproximadamente 800 inscritos. É possível realizar a inscrição até quarta-feira (21), às 14h.

O simpósio tem como objetivo geral, a promoção sistematizada de discussões dentro da área abrangente de neurociências, abordando os aspectos clínicos e experimentais. O objetivo norteador da comunidade científica é avançar nos conhecimentos em áreas relevantes das neurociências e possibilitar a disseminação dos conhecimentos com a comunidade médica, acadêmico-científica e também com a população em geral na região de abrangência da UFFS e também no Estado de Santa Catarina.

Mais especificamente, serão abordados assuntos como: neuroinfalamção em transtornos psiquiátricos; doenças neurodegenerativas e outras patologias do sistema nervoso central e periférico; aspectos clínicos e biológicos da neuroinfecção e medidas preventivas; atualização de profissionais da área da saúde e da comunidade científica acerca da neuroinflamação e da neuroinfecção. São objetivos do evento o envolvimento de profissionais de órgãos gestores da saúde; estabelecimento de parcerias de pesquisa e extensão com profissionais das IES participantes e de outras instituições de saúde de Chapecó e região; promoção da divulgação de trabalhos acadêmico-científicos, por meio de apresentação no evento.

O evento é promovido pela Liga Acadêmica de Neurociências da UFFS e tem fomento a partir do edital Proeventos da Fapesc. O simpósio será anual, e a cada ano serão tratados temas relevantes estudados em Neurociência Clínica e Experimental.

Confira a programação completa:

21/10

16:45 - Palestra 1: Doenças infecciosas tropicais e comprometimento cognitivo (Prof. Dr. Paulo Caramelli)

18:00 - Palestra 2 : Principais infecções que acometem o sistema nervoso central e consequências neurológicas da Covid-19 ( Prof. Dr. Marcos Caseiro)

22/10

19:00 - Palestra 3: Meningite induzida e diagnóstico experimental (Prof. Dra. Jaqueline da Silva Generoso

20:00 - Palestra 4: Cirurgia do Parkinson e a relação entre neuroinflamação, neuroinfecção e doenças neurodegenerativas (Prof. Dr. Elton Gomes da Silva)

23/10

19:00 - Palestra 5: Exames de imagem e suas alterações na neuroinfecção e neuroinflamação ( Prof. Esp. Jorge Ferrabone)

20:00 - Palestra 6: Análise clínica do líquido cefalorraquidiano na neuroinfecção e na neuroinflamação (Prof. Dra. Daniela Zanini)

24/10

16:00 - Palestra 7: Neuroinflamação e transtornos de humor (Prof. Dra. Gislaine Zilli Réus)