Seminário integra mestrandos
PPGE promove anualmente o evento para que os mestrandos compartilhem suas pesquisas

Publicado em: 21 de agosto de 2017 17h08min / Atualizado em: 21 de agosto de 2017 17h08min

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFFS – Campus Chapecó realiza na segunda-feira (21) o III Seminário de Pesquisa. Vinte mestrandos, que ingressaram em 2016.2, apresentam seus projetos de dissertação. O evento foi aberto pelos professores Oto João Petry, Ione InêsPinson Slongo e Adriana Maria Andreis, que abordaram o tema “A pesquisa em diálogo”.

Conforme Petry, o seminário “foi criado para termos um espaço no qual os alunos com um ano de curso possam apresentar, para a comunidade em geral, suas intenções de pesquisa. Neste ano colocamos o evento em agosto para permitir que os novos mestrandos também possam participar e ter uma visão do que está sendo pesquisado”. Além dos novos mestrandos, o professor lembra que estudantes de Graduação são convidados e participam como ouvintes, “tornando o seminário um momento de integração e dando uma ideia aos graduandos do que se estuda e pesquisa no Programa”, finaliza.

A mestranda Tânia Mara Machado Thomé compartilhou alguns aspectos de sua pesquisa “Estudo Dialógico do Discurso Neoliberal em Educação, nas páginas do Zero Hora” com os presentes, durante a tarde. Orientada pela professora Camila Caracelli Scherma, ela avalia que o seminário é rico na troca de experiências. “Ajuda a quem está entrando a tirar algumas dúvidas e dar encaminhamentos a suas pesquisas. Acho que esses espaços enriquecem o nosso ‘fazer’. Agora estamos num momento de escrita, que é solitário, e quando temos essas oportunidades de ouvir o colega, o professor, é importantíssimo”, destaca.