Seminário encerra curso realizado em parceria CRR/UFFS - Campus Chapecó e Amosc
Curso foi realizado pelo Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas na Região Oeste de Santa Catarina (CRR) da UFFS – Campus Chapecó em parceria com a Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc)

Publicado em: 17 de fevereiro de 2017 15h02min / Atualizado em: 08 de março de 2017 15h03min

Depois de um ano de atividades com aproximadamente 200 profissionais que atuam na atenção a usuários de álcool e drogas, o "I Seminário Regional de Experiências de Atenção e Cuidado junto às Pessoas que usam álcool e outras drogas" marcou o fechamento do curso, na sexta-feira (17). A formação foi promovida pelo Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas na Região Oeste de Santa Catarina (CRR) da UFFS – Campus Chapecó em parceria com a Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc).

Auditório cheio, com as pessoas sentadas de frente para a mesa de honra, que é formada por sete pessoas

 Na mesa de honra estiveram o reitor da UFFS, Jaime Giolo, a presidente da Amosc e prefeita de Arvoredo, Janete Bianchin, a diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, o idealizador do CRR, professor da UFFS – Campus Chapecó, Anderson Funai, a coordenadora do CRR, professora da UFFS – Campus Chapecó, Marcela Martins Furlan de Léo, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS, Émerson Neves da Silva, e a representante do prefeito de Chapecó, Cristiane Seben Lira.

Nas falas, a parceria desenvolvida entre a UFFS e a Amosc foi bastante exaltada, especialmente pelo reitor da UFFS, que ainda apontou ações como o curso, um dos principais alicerces da disseminação do nome da Instituição na sociedade. O professor Anderson fez questão de ressaltar a alegria de estar naquele momento e ver a produção dos profissionais dos municípios.

"A UFFS – no caso, aqui, o Campus Chapecó – tem forte compromisso social também com a saúde. Nessa perspectiva, o CRR tem forte contribuição na formação dos profissionais. Esse seminário traz os primeiros resultados desse trabalho", avalia o professor.

Segundo a professora Marcela, profissionais de 21 municípios participaram do curso de formação, que teve, dentre os temas, estratégias de abordagem às pessoas que consomem álcool e drogas. A formação tem o apoio e o financiamento da Secretaria Nacional de Álcool e Drogas, e o auxílio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFFS. "Trabalhamos com referenciais propostos pelas políticas públicas do Ministério da Saúde. O objetivo é auxiliá-los no pertencimento à sociedade", pontua a coordenadora.

O evento seguiu até o fim da tarde, com duas palestras e a exposição de pôsteres com a socialização das experiências realizadas nos municípios. Para a professora Marcela, esse é apenas o início de uma trajetória: "a ideia é que o CRR continue e perpetue as ações".