Semana de Enfermagem tem maior público da história do evento no Núcleo Chapecó
Organização ficou a cargo da UFFS – Campus Chapecó, tendo outras entidades e instituições como parceiras

Publicado em: 05 de maio de 2017 15h05min / Atualizado em: 05 de maio de 2017 18h05min

Um recorde foi batido na 78ª Semana Brasileira de Enfermagem e 13ª semana de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben SC) – Núcleo Chapecó. Cerca de 900 pessoas participaram do evento, de 2 a 4 de maio. A UFFS – Campus Chapecó foi a responsável pela organização da Semana, tendo, à frente, a professora Liane Coliselli e o estudante Alexandre Inácio Ramos. O tema deste ano foi “Boas Práticas da Enfermagem e a Construção de uma Sociedade Democrática”.

A avaliação é bastante positiva, para a professora Liane, tanto qualitativa quanto quantitativamente. Essa edição foi a maior em número de participantes da história da Aben SC – Núcleo Chapecó. Além disso, foram 176 trabalhos inscritos e aprovados em quatro eixos (58 Pesquisa, 73 Ensino, 28 Extensão e 11 Assistência). A apresentação foi em forma de e-pôster, o que, para Alexandre, trouxe menos custos e mais sustentabilidade. “Houve premiação para os melhores trabalhos (dois na Pesquisa, cinco na Extensão, um no Ensino e um na Assistência). Também foram apresentadas seis experiências exitosas consideradas boas práticas de Enfermagem, tema central desse evento”, completou Liane.

Alexandre considera o evento um “um sucesso em termos de organização, inovação e tempo”. Ele relata que, embora com pouca ajuda financeira, houve esforço redobrado de todas as comissões e alguns patrocínios. Assim, “conseguimos realizar, conforme os relatos de vários acadêmicos, a melhor Semana de Enfermagem. Tivemos oficinas, conferências, apresentações culturais e de trabalhos científicos, dentre outras novidades como a tenda da diversidade, no qual foi um espaço aberto para discussão de políticas públicas e movimentos sociais. Obtivemos o maior número de inscrições de ouvintes e de trabalhos”, relata.

O rigor científico também foi citado por ele. “Contamos com parceria de pareceristas de todo o território nacional, o que possibilitou maior neutralidade nas avaliações dos trabalhos”.

Desde a abertura, a Semana de Enfermagem foi recheada de conhecimento e emoção. Na noite de terça-feira (2), o Coral Enfermagem de Chapecó, composto por 132 estudantes de Enfermagem das diversas instituições de ensino da cidade, encantou a plateia. Organizado e regido pela professora da UFFS – Campus Chapecó, Jeane Barros de Souza Silva, o coral teve como objetivo integrar os estudantes das várias instituições e proporcionar um espetáculo cultural.

Para a coordenadora do evento, os diferentes momentos de troca de conhecimento foram bastante relevantes e significativos. Ela citou um, que considera que trouxe uma “reflexão significativa e necessária sobre as atribuições e a importância do profissional enfermeiro na assistência e na gestão dos serviços de saúde” – a conferência “Assistência de enfermagem na Atenção Básica: Consulta de Enfermagem”.

Liane ainda ressalta que a Semana teve temáticas de destaque “na medida em que reforçaram/complementaram os conteúdos abordados nas disciplinas dos cursos e que foram elencadas entre as prioridades dos serviços do município e região”. Do ponto de vista dos acadêmicos, Alexandre aponta que a participação dos estudantes nas comissões de organização do evento é “de grande importância, pois é por meio de discussões entre acadêmicos, professores e profissionais da categoria que surgem os temas e as atividades a serem propostas. Os temas e as atividades vão ao encontro das necessidades do curso, bem como das demandas da assistência, promovendo maior procura e satisfação dos estudantes e profissionais em relação ao evento”.

Colaboraram na organização do evento, a Udesc, a Unochapecó, o Senac, o Cedup, a Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Regional do Oeste, a ABEn, a Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó e o Coren. “A organização conjunta da Semana de Enfermagem em Chapecó já ocorre há 13 anos, e a cada edição é possível identificar a qualificação do evento. Isso demonstra que estamos em sintonia e que juntos podemos nos fortalecer e qualificar as boas práticas de Enfermagem”, ressaltou Liane. “Tenho certeza que realizamos um ótimo trabalho, graças à dedicação, experiência e harmonia de todo o grupo”, finalizou Alexandre.