Roda de conversa “Mulheres: trajetórias, diversidades e resistência” acontece na sexta-feira
Evento terá uma mulher haitiana, uma mulher indígena e uma mulher camponesa para abranger existências e experiências silenciadas

Publicado em: 06 de março de 2019 17h03min / Atualizado em: 06 de março de 2019 17h03min

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Centro de Referência em Direitos Humanos e Igualdade Racial Marcelino Chiarello (CRDH) promovem a roda de conversa “Mulheres: trajetórias, diversidades e resistência”. O evento ocorrerá na sexta-feira (8), às 15h30min, no Auditório do Bloco A.

Conforme a professora Claudete Gomes Soares, a roda de conversa terá a participação de uma mulher indígena, uma mulher haitiana e uma mulher camponesa. “Essa atividade se destina a todas as pessoas, homens e mulheres, interessadas na temática da igualdade e disponíveis para uma escuta atenta de vozes silenciadas em tantos espaços de poder, entre eles o espaço acadêmico”, ressalta ela.

Segundo a professora, o NEABI-CH busca desenvolver práticas, atividades, eventos em uma perspectiva interseccional, procurando abranger existências e experiências silenciadas por um padrão eurocêntrico que se apresenta como universal. “É em contraposição a uma concepção abstrata de mulher que no dia Internacional da Mulher promovemos essa atividade, para lembrar que não existe mulher no singular, existem mulheres, com diferentes modos de existir, sentir, lutar e se posicionar no mundo. E que essas existências são permeadas por relações de poder como raça, classe, sexualidade, localização geográfica, escolarização etc”, finaliza.