Reunião busca soluções para problemas no transporte coletivo
Objetivo da Secretaria de Defesa do Cidadão foi ouvir as reivindicações e buscar a melhoria da qualidade do transporte com a empresa prestadora do serviço na região

Publicado em: 06 de abril de 2018 17h04min / Atualizado em: 08 de abril de 2018 11h04min

A diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, a coordenadora administrativa, Ana Cláudia Lara, e o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Matheus Petter, estiveram reunidos com a secretária de Defesa do Cidadão de Chapecó, Luciane Stobe, e o gerente de Transporte Público, Elton Lanzarin, na tarde de quinta-feira (5). O assunto foi o transporte coletivo, mais especificamente os problemas enfrentados pelos usuários da Linha 24, cujo destino final é a UFFS – Campus Chapecó.

Luciane e Elton ouviram as reivindicações dos estudantes, levadas à Direção e à Coordenação Administrativa, além do DCE. O principal problema é, conforme os levantamentos, a superlotação em alguns horários – principalmente próximos ao início das aulas nos períodos matutino e noturno. Uma solução proposta é uma linha especial, sem abertura de portas para a descida de usuários durante o percurso.

Outra questão é o bloqueio dos cartões durante os períodos de recesso. Ainda foi exposto que a falta de auxiliar de bordo (cobrador) gera alguns problemas em função da perda de atenção do motorista para cobrar a passagem dos usuários sem cartão – inclusive com freadas ou arrancadas bruscas durante o trajeto.
A conversa foi considerada bastante positiva pelos participantes. O presidente do DCE considerou o diálogo interessante, “principalmente pela boa receptividade das propostas de resolução dos problemas levantados por nossa parte. Resta saber agora se essa boa vontade se transformará em melhorias para o transporte coletivo até a Universidade Federal”, ressaltou Matheus.

“A reunião foi importante, tendo em vista que apresentamos as dificuldades com o transporte público e também as possíveis soluções. O transporte público precisa ser compreendido como um direito dos cidadãos e das cidadãs”, enfatizou a professora Lísia.

Ana lembrou, durante a reunião, que a empresa que presta o serviço na linha que atende a região da UFFS – Campus Chapecó faz encontros periódicos com a Coordenação, é bastante receptiva e, em certa medida, atende a algumas demandas – como mais quatro ônibus, recentemente. Porém, outras demandas seguem, tornando-se problemas recorrentes, especialmente no início dos semestres. “Então, foi importante passar as demandas dos estudantes diretamente à secretária”, destacou a coordenadora.

Luciane frisou a escuta do usuário – seja pelo representante dos estudantes, seja indiretamente, pelas reclamações que chegam à Direção e à Coordenação da Instituição. Lembrou que a região do Grande Efapi é superadensada, e o transporte dos estudantes da UFFS também soma com trabalhadores da agroindústria, moradores da região e de outra universidade.

Ela também destacou a preocupação demonstrada pela professora Lísia com o bem-estar dos estudantes para chegar à Universidade. Afirmou que marcará uma reunião na próxima semana com a empresa prestadora do serviço na região, quando levará, dentre outras possíveis soluções, a abertura da linha especial até a UFFS – Campus Chapecó. “Vamos aproximar o que foi trazido como demanda dos dados que a empresa apresenta sobre a linha. O terceiro passo talvez seja uma reunião conjunta, tornando essa uma prática. Desejamos não ter os problemas repetidos, estabelecendo um cronograma de ações efetivas e que permaneçam a cada semestre”, finalizou.

Durante o diálogo também foi ressaltada a importância dos usuários registrarem os problemas que acontecem no cotidiano e as propostas de melhoria na prestação dos serviços. Reclamações e sugestões podem ser feitas na empresa (http://www.avchap.com.br/site/contato/ ou pelo 49 3361-1000 ou whatsapp 49 8825-4249), na UFFS (agas-ch@uffs.edu.br) e na Ouvidoria da Prefeitura (http://omd21.tecnologia.ws/chapeco/externo/cadastro.do?method=getDadosOcorrencia).