Resultado de trajetória com pesquisas, livro é lançado por professora da UFFS – Campus Chapecó
Livro alia TICs ao estudo de representações matemáticas para movimentos corporais e estabelece relações entre o movimento e a Matemática

Publicado em: 24 de outubro de 2017 15h10min / Atualizado em: 24 de outubro de 2017 15h10min

O conhecimento construído a partir de pesquisas desenvolvidas ao longo de boa parte da trajetória acadêmica da professora Nilce Fátima Scheffer, do Curso de Matemática e de programas de Pós-Graduação da UFFS – Campus Chapecó, está disponibilizado em forma de livro. “Tecnologias Digitais e Representação Matemática de Movimentos Corporais” foi lançado recentemente pela Editora Appris, de Curitiba, e passa a ser vendido nas livrarias de todo o país.

Professora Nilce segura o livro recém lançado

O livro é resultado de pesquisas iniciadas na década de 2000, no período do Doutorado da professora Nilce, e alia as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no estudo de representações matemáticas para movimentos corporais, além de estabelecer relações entre o movimento e a Matemática. No trabalho divulgado no livro, a professora utilizou Detectores Sônicos de Movimentos, que são sensores acoplados a uma calculadora gráfica e/ou computador. Conforme ela, o estudante realizava movimentos corporais com o sensor, que, através de uma interface, transmitia os dados do movimento realizado à calculadora. Por sua vez, a calculadora representava o movimento realizado através de gráficos cartesianos (distância X tempo).

Outra forma de coleta de dados nessa fase ocorreu por meio do software Line Became Motion (LBM), que produziu a representação gráfica de movimentos de carrinhos de Lego ao longo de uma barra de metal. A interpretação desses gráficos de movimento foi feita com estudantes do nono ano. “Descrevemos esse estudo no livro. Fazemos uma discussão a respeito do papel dos movimentos corporais na aprendizagem Matemática, baseado na Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, além de uma análise da representação gráfica cartesiana de movimentos do corpo humano que se manifesta, se expressa e atribui significação para os conceitos matemáticos. Esse aspecto é muito importante a ser considerado pelo professor na aprendizagem. No livro apresentamos possibilidades, ao professor, de trabalhar a matemática valorizando a expressão e argumentação do aluno”, ressalta ela.

Ao longo da vida acadêmica, desde a sua atuação em outra Instituição, antes da UFFS, a professora vem trabalhando com Pesquisa e Extensão voltadas à formação de professores, aplicação de softwares gratuitos, exploração do software GeoGebra no ensino de Matemática e a produção de atividades com esses programas para serem aplicadas em sala de aula.

Na UFFS, o trabalho de Extensão foi estendido para o Oeste Catarinense por meio do Programa Novos Talentos, que contou com o financiamento da CAPES. No período de 2014 a 2016, professores e acadêmicos do curso de Matemática realizaram formações de professores utilizando tecnologias e materiais manipulativos. De ações com este Programa e de projetos de Extensão resultaram a criação do Laboratório de Educação Matemática da UFFS. O espaço torna possíveis atuações do Curso de Matemática com a comunidade escolar.

Líder do Grupo de Pesquisa “Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática”, a professora Nilce atualmente coordena um Projeto financiado pela FAPESC, no qual foram construídos Objetos Virtuais de Aprendizagem para o ensino de Geometria com o software GeoGebra. A pesquisa está em fase de organização e análise de dados. “Os Objetos Virtuais de Aprendizagem construídos com o software GeoGebra e utilizados na escola, possibilitam a aprendizagem matemática, dão espaço à reflexão e abrem espaço para a discussão que conduz à análise da argumentação matemática dos estudantes na atribuição de significados”, explica a professora. O resultado dessa pesquisa será, futuramente, relatado em livro.