Resultado de pesquisa, atlas caracteriza Oeste catarinense
Aspectos sociais e demográficos são retratados em conjunto de mapas temáticos e textos em linguagem acessível

Publicado em: 14 de abril de 2021 16h04min / Atualizado em: 14 de abril de 2021 17h04min

O "Atlas Socioespacial do Oeste de Santa Catarina", lançado recentemente por professores doutores da UFFS, é um dos produtos de uma pesquisa que iniciou em 2016 no Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Usos do Território e Dinâmicas Socioespaciais (GETESE). Com apoio da UFFS e financiamento da Fapesc, a pesquisa buscou a caracterização do território e de aspectos sociais e demográficos da região oeste de Santa Catarina.

Conforme o professor da UFFS – Campus Chapecó, geógrafo e um dos autores Ederson Nascimento, embora a maior parte dos dados já fosse pública, a linguagem da cartografia, pela comunicação visual que ela proporciona, trouxe uma visão comparativa rápida entre os municípios do território. Além disso, o atlas possibilita que o leitor observe cada município individualmente, mas também possa fazer o comparativo entre eles.

Dados podem servir para embasar políticas públicas

Com mais de 60 mapas – vários com três ou quatro encartes – a respeito dos 118 municípios da região, a obra traz, dentre outras questões, informações sobre aspectos da formação histórica regional, da geografia econômica, da urbanização e da dinâmica populacional, além de indicadores de atendimento em saúde e de desenvolvimento municipal.

Assim, conforme o professor, o atlas pode ser muito útil a pesquisadores – uma vez que muitos dados podem ser aprofundados –, estudantes e gestores públicos. “São indicadores espacializados, mostrando precarizações, como a adequabilidade de questões sanitárias e o acesso à água potável, que devem ser atacados, que podem e devem ser alvos de políticas públicas”, aponta ele.

O livro é de autoria dos professores doutores Ederson Nascimento (geógrafo), Daiane Regina Valentini (arquiteta e urbanista), Marlon Brandt (geógrafo e historiador), Ricardo Alberto Scherma (geógrafo) e Larissa Hermes Tombini (enfermeira).

O "Atlas Socioespacial do Oeste de Santa Catarina" foi publicado pela Editora CRV e está disponível em formato físico e e-book.