Restaurante Universitário comemora meio milhão de refeições servidas
Avanços marcam a trajetória do RU no Campus Chapecó

Publicado em: 29 de março de 2019 15h03min / Atualizado em: 29 de março de 2019 15h03min

Na última quinta-feira (28), o Restaurante Universitário do Campus Chapecó realizou uma programação especial para aguardar a venda do ticket da refeição de número 500 mil. Para comemorar, teve música, cardápio e sobremesa especial.
Não demorou muito tempo, no horário do almoço, para que o estudante do curso de Administração, Daniel Cordazzo, recebesse os aplausos por ter adquirido o ticket que representa o meio milhão de refeições servidas no RU, desde o início do seu funcionamento.
Para a nutricionista do RU, Luciana de David Parizotto, há tempos a equipe de gestão do restaurante estava se programando para a comemoração, pois, além de um marco numérico, é também representativo em termos de mudanças e progressos ocorridos durante esse tempo.

No que se refere ao funcionamento, por exemplo, entre 2014 e 2015 a gestão era mista, com alimentos adquiridos pela UFFS e serviço prestado por empresa de serviço de alimentação. A partir de 2016, há a concessão de espaço público para empresa especializada em serviço de alimentação.
No cardápio também houve muitos avanços: o suco passou de concentrado para polpa de frutas; a opção vegetariana foi implantada, inicialmente só com proteína texturizada de soja (PTS) e, atualmente, com preparações variadas à base de hortaliças, leguminosas e ovos; e foram retirados temperos industrializados com aditivos alimentares como glutamato monossódico. Na estrutura interna, foram instalados mais um buffet e uma refresqueira.
Já o abastecimento do RU, desde 2016, é feito por produtos da Agricultura Familiar local, sendo que a maioria dos alimentos é produzida no município de Guatambu, distante cerca de 10 km do Campus. E, desde 2018, a Penitenciária Agrícola de Chapecó também fornece hortaliças para o restaurante.
Além disso, o recorde de refeições foi batido em 21 de março desse ano com 1201 refeições servidas, sendo 808 almoços e 393 jantas. Atualmente, de segunda a quinta estão sendo servidas de 1000 a 1200 refeições/dia e nas sextas-feiras são em torno de 850 refeições/dia.