Reforma da Previdência e direitos humanos é tema de palestra
Palestras vão acontecer em Chapecó e Xanxerê e tem a UFFS – Campus Chapecó como uma das organizadoras

Publicado em: 27 de março de 2017 13h03min / Atualizado em: 27 de março de 2017 14h03min

Acontece na terça (28) e quarta-feira (29) palestras sobre a Reforma da Previdência do ponto de vista dos Direitos Humanos. Juntamente com 22 entidades de Chapecó e Xanxerê, a UFFS – Campus Chapecó está na organização dos eventos.


Em Chapecó, a palestra acontece na terça-feira (28), às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região (Rua Rui Barbosa, 274 – centro). Em Xanxerê, o evento acontece na quarta-feira (29), às 9h, no Centro Comunitário da Matriz. Os palestrantes nos dois dias serão o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), José Álvaro Cardoso, o professor do curso de Ciências Sociais da UFFS – Campus Chapecó, Ubiratan Vieira, e o presidente da Federação dos Servidores Municipais de Santa Catarina (Fetram-SC), Lizeu Mazzioni.


O professor do curso de Ciências Sociais, Ubiratan Vieira, explicou que os objetivos dos eventos são qualificar o debate e subsidiar um posicionamento esclarecido sobre o que a reforma representa para a sociedade. “É urgente a mobilização da sociedade civil diante de uma reforma proposta por um governo que tem sua legitimidade questionada, uma reforma justificada por argumentos falsos – no caso a impossibilidade de financiamento da previdência no futuro – que atingirá grupos vulneráveis como idosos, pessoas com deficiência e doenças crônicas, assim como os jovens trabalhadores e trabalhadoras que entram no mercado de trabalho a partir de agora”, afirmou.

Para Vieira, a UFFS, por ter nascido da articulação entre entidades públicas e movimentos sociais, não podia deixar de promover esse debate. “Queremos a participação dos jovens trabalhadoras e trabalhadores, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e doenças crônicas, em suma, os grupos mais prejudicados pela reforma proposta residentes em Chapecó, Xanxerê e região”, concluiu.