Prorrogadas as inscrições para a 2ª Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense
Além da prova, escolas terão acesso a materiais e treinamentos para os estudantes

Publicado em: 19 de junho de 2018 15h06min / Atualizado em: 19 de junho de 2018 15h06min

As inscrições para a 2ª Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), promovida pela UFFS – Campus Chapecó, seguem até o dia 30 de junho. As escolas podem se cadastrar para que os estudantes a partir do sexto ano do Ensino Fundamental, até os matriculados no Ensino Médio, participem dos testes e possam usufruir dos materiais e dos treinamentos oferecidos.

No site da OMOC estão disponíveis as fichas de inscrição para as escolas. Depois de preenchidas, elas devem ser enviadas para o e-mail omoc@uffs.edu.br. As inscrições dos estudantes interessados deverão ser feitas posteriormente, diretamente com o professor responsável da escola participante. Todas as regras para as provas e os treinamentos também estão disponíveis no site.

Os principais objetivos da OMOC são estimular o estudo da Matemática pelos estudantes, colocar os professores do ensino fundamental e médio em contato com novas ideias do ensino de Matemática, influenciar na melhoria do ensino de Matemática e detectar jovens talentos. Para o professor da UFFS – Campus Chapecó e um dos coordenadores da olimpíada, Milton Kist, a competição regional possibilita a interiorização e democratização do acesso da comunidade escolar a uma “Matemática mais desafiadora e que desperta a curiosidade dos jovens”.

O formato de Olimpíadas de Matemática é reconhecido em todo o mundo, segundo ele, como o mais eficiente instrumento para estimular os estudantes a resolver novos e desafiantes problemas. Como a Matemática é vista como uma disciplina difícil por parte dos estudantes nos vários níveis de escolaridade, a ideia, com as olimpíadas, é despertar o interesse e a imaginação dos estudantes.

A organização da OMOC pretende aumentar o número de escolas e de estudantes na olimpíada regional. No último ano, 18 escolas (públicas: municipais, estaduais e federais, e particulares) e  aproximadamente 330 alunos participaram.
Quanto aos treinamentos, a OMOC oferecerá materiais para que as escolas promovam os estudos e treinamentos de acordo com os níveis dos estudantes. Os treinamentos acontecerão na UFFS – Campus Chapecó, na Reitoria e nas escolas.