Projeto promove interlocução da fotografia com a Educação
Promovido na UFFS – Campus Chapecó, projeto segue com inscrições abertas a todos os interessados no tema

Publicado em: 27 de junho de 2018 09h06min / Atualizado em: 27 de junho de 2018 10h06min

A primeira etapa do "Projeto de Extensão em Fotografia, Imagem e Educação" acontece quinta e sexta-feira (28 e 29), das 15h às 17h30, na sala 209 do Bloco A da UFFS – Campus Chapecó. Aberto às comunidades acadêmica e regional, a atividade prevê a realização de oficinas práticas, estudos teóricos, debates, saídas a campo, uma exposição dos resultados e uma oficina em uma escola da cidade.

O projeto, uma parceria entre o Programa de Educação Tutorial (PET) Assessoria Línguística e Literária da UFFS e o Curso de Ciências Sociais, visa promover o acesso ao conhecimento fotográfico e à reflexão sobre relações possíveis entre fotografia e educação. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (28).

O coordenador do projeto, professor Fábio Carminati, comenta que em 2017 foi feito um piloto, com uma oficina mais rápida, de três módulos. Com a experiência, em 2018 houve o anseio por ampliar a oficina e promover a interlocução da fotografia com a Educação. Segundo ele, são várias as possibilidades de interlocução: “o primeiro é o despertar para a fotografia. Nas Ciências Sociais, é uma possibilidade como instrumento de trabalho – na Antropologia, na Sociologia e na Ciência Política. E para todos os cursos, é um instrumento didático riquíssimo, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem”, ressalta ele.

Conforme o coordenador do PET – Assessoria Linguística e Literária da UFFS e colaborador do projeto, professor Eric Duarte Ferreira, com o projeto “espera-se que os participantes complementem sua formação por meio de atividades culturais e multidisciplinares que visam à formação humana e cidadã. Além disso, ao ancorar os objetivos deste projeto na realidade da Instituição, em especial para aqueles que atuam ou pretendem atuar na área de ensino, a fotografia pode se constituir como importante mediação em processos educativos”. Dessa forma, o projeto se insere no objetivo geral do PET, “que é o de ampliar o leque de experiências oportunizadas a todos os discentes da UFFS no que diz respeito à formação acadêmica interdisciplinar, humana, cidadã e de atuação coletiva”.

O cronograma prevê atividades, além de 28 e 29 de junho, para os dias 11 de julho, 15 e 16 de agosto, 19 de setembro, 24 e 29 de outubro, e 27 de novembro. Além dos professores, a equipe promotora do projeto ainda conta com as voluntárias e estudantes de Ciências Sociais, Aryel Lamed David Cacau e Roseny Bernardi, e a bolsista do PET – ALL e estudante de Pedagogia.

O projeto totaliza 20 horas de atividades e haverá certificação de Extensão aos participantes. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail fotografiapetuffs@yahoo.com.