Programas de Pós-Graduação realizam cerimônia de implantação
Professores, técnico-administrativos e mestrandos compareceram ao evento, que celebrou a implantação do PPGGeo e do PPGFil

Publicado em: 16 de agosto de 2019 17h08min / Atualizado em: 19 de agosto de 2019 08h08min

Uma cerimônia marcou a implantação de dois programas de Pós-Graduação da UFFS: do Campus Chapecó, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) e dos campi Chapecó e Erechim, o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo). O evento ocorreu na tarde de sexta-feira (16) e reuniu autoridades da Instituição, mestrandos, docentes e servidores técnico-administrativos em Educação.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, fez a abertura oficial do evento, em nome do reitor da Instituição. Todas as autoridades da mesa – a diretora de Pós-Graduação, Ione Slongo; o coordenador do PPGGeo, Igor Catalão; o coordenador do PPGFil, Newton Peron; o diretor da UFFS – Campus Chapecó, Roberto Dall’Agnol e o coordenador Adjunto de Pequisa e Pós-Graduação do Campus Erechim, Robson Paim, representando o diretor do Campus, Luis Fernando da Silva – fizeram muitos agradecimentos e mostraram-se satisfeitos pela implantação dos mestrados.

Catalão falou sobre o caminho percorrido pelos professores que compuseram o Grupo de Trabalho (GT) desde 2014 e que fizeram e aprimoraram o projeto do mestrado até o encaminhamento à Capes. Igualmente, o coordenador do PPGFil relatou sobre desafios e conquista do então GT e das questões futuras pelas quais o programa precisará passar.

A professora Iône iniciou desejando que os mestrandos se sentissem abraçados, já que são a razão para tanta dedicação. Lembrou que muito trabalho foi necessário em dez anos para que a UFFS tivesse os programas que atualmente possui. Alguns dos “atos criadores” destacados pela diretora foram: produção dos espaços, construção dos grupos de docentes pesquisadores de cada área, as primeiras políticas de Pesquisa e Pós-graduação. Depois, falou de momentos que geraram as condições para as criações dos programas, como a busca incansável pelo fomento à Pesquisa e a garantia e manutenção dos editais de Pesquisa.

Em tom de despedida, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação fez uma rápida explanação dos avanços e do que faltou durante seu período à frente da PROPEPG. Destacou que o “grande desafio para os próximos anos e gestores é a consolidação” dos programas, embora tenha ciência da importância da criação de mais programas. Finalizou dizendo que o caminho é o planejamento e que, apesar das dificuldades, o quadro de pessoal é “extraordinário”, com potencial em todas as áreas, e que a Instituição criará alternativas mesmo em um cenário não tão favorável.