PROFMAT – Campus Chapecó: primeira banca acontece no dia 20

Publicado em: 16 de dezembro de 2016 16h12min / Atualizado em: 09 de março de 2017 16h03min

Mais uma página do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) na UFFS – Campus Chapecó será escrita na terça-feira (20). O discente Flávio Fernandes fará história ao defender a primeira dissertação do PROFMAT na Instituição.

A banca acontece às 14h, na sala 301 do Bloco A. Flávio trabalhou com o tema “A Modelagem Matemática como prática pedagógica no Ensino Integrado em Administração no IFSC – Caçador”, realizada sob a orientação do professor Vitor Petry.

Conforme a coordenadora do PROFMAT na UFFS – Campus Chapecó, professora Janice Reichert, o PROFMAT teve o primeiro ingresso, na Instituição, em 2015.1. Na época, o edital previa que as vagas fossem exclusivas para os professores da Educação Básica. Em 2016, o edital foi alterado: os interessados poderiam ter outras formações, mas só poderiam ser bolsistas os professores da Educação Básica. Os ingressantes em 2017.1 já estão matriculados e as aulas iniciam em 10 de março.

Segundo a professora, havia uma demanda reprimida na região. “Não havia, até então, um mestrado em Matemática próximo e que fosse oferecido em instituição pública”, ressalta ela.

O programa conta, no momento, com nove professores. Para fortalecer ainda mais o mestrado, Janice destaca que o grupo de pesquisa em Educação Matemática consegue fazer um link entre o mestrado e a graduação (especialmente na Iniciação Científica), qualificando os trabalhos desenvolvidos – cada um em seu nível.

A coordenadora ainda pontua que o Mestrado exige bastante dedicação em função das regras, que são nacionais. Uma delas, por exemplo, é a questão da reprovação: são aceitáveis apenas duas. Também é necessária a aprovação em um exame nacional de qualificação. Ainda há outro fator importante: conforme a professora, a maioria dos mestrandos segue atuando na Educação Básica.

Leia a entrevista com o primeiro mestrando a defender sua dissertação:

UFFS - Como foi sua trajetória no programa?

Flávio - A trajetória no programa foi muito árdua e produtiva. Eu já havia participado do Programa na UTFR de Curitiba e pude aproveitar algumas disciplinas cursadas. No primeiro ano (2015) tive um problema pessoal (sofri um acidente de moto e quebrei minha perna esquerda). Mesmo assim, não tranquei o curso e consegui concluir as disciplinas daquele semestre e os posteriores. Tive professores muito empenhados e preocupados com a aprendizagem do grupo. Tive também colegas muito dedicados que reuniam-se na Instituição e nos grupos de estudos para dar conta dos conteúdos e resolver exercícios propostos. Foi uma experiência muito gratificante, embora não tenha sido fácil.

UFFS - Como crê que o título e, principalmente os conhecimentos adquiridos no programa, contribuirão para sua carreira profissional?

Flávio - O título de Mestre ajuda no reconhecimento do profissional, mas acima de tudo, o conhecimento adquirido pelo programa é um diferencial. No período em que participei do PROFMAT percebi um grande progresso nas conduções de minhas aulas tanto nas escolas quanto nos cursos de Graduação em que trabalhava. Com o conhecimento adquirido no programa consegui ter bons resultados em concursos públicos para Professor e atualmente sou Professor efetivo no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Caçador. Conclusão: comecei a colher os frutos na minha carreira profissional antes mesmo de concluir o Mestrado e acredito que terão muito mais frutos a serem colhidos.

UFFS - Pretende seguir a carreira acadêmica?

Flávio - Pretendo continuar estudando (seguir com um Doutorado) o mais breve possível. Quanto à carreira acadêmica, no Instituto Federal trabalharei com cursos técnicos de Ensino Médio e cursos superiores também, além de programas de Pesquisa e Extensão.

UFFS - Qual sua visão do programa na UFFS?

Flávio - Fiquei muito feliz ao saber que a UFFS decidiu aderir ao programa do PROFMAT, foi uma grande conquista para a região. Os professores que pretendiam cursar este programa de Mestrado em Matemática tinham que fazê-lo em outras cidades (Curitiba, Florianópolis, Pato Branco, Santa Maria...) o que dificultava, devido aos compromissos de trabalho na cidade e os deslocamentos necessários para as aulas presenciais. Com a adesão ao programa e com os professores do curso empenhados e comprometidos com o progresso dos alunos, a região só tem a ganhar pela proximidade e qualidade no ensino. Espero que o curso continue contribuindo para a formação dos professores da região assim como contribuiu para a minha carreira profissional.