Profissionais da Educação da região se reúnem em Seminário
Currículo e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram temas abordados no evento

Publicado em: 05 de fevereiro de 2019 05h02min / Atualizado em: 06 de fevereiro de 2019 08h02min

Professores, gestores e estudantes preencheram o auditório principal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, para o Seminário Estadual de Formação Continuada de Professores da Região Oeste de Santa Catarina, na terça-feira (5). A promoção do evento foi da UFFS e do Programa de Formação Continuada “Caminhos da Práxis”, da Instituição, com a Assembleia Legislativa de SC, a Escola do Legislativo, a Associação dos Municípios do Oeste de SC (AMOSC) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de SC (SINTE-SC). O evento contou também com o apoio da Unochapecó e da Prefeitura de Chapecó.

O seminário iniciou pela manhã com a mística dos artistas João Bello e Suzis Monte Serrat, que com poesias, músicas, história e encantamento, promoveram reflexões nos presentes. A solenidade de abertura contou com presença do prefeito de Águas Frias e membro do Conselho Fiscal da Federação Catarinense de Municípios, Ricardo Rolim de Moura, da presidente da Comissão de Edução, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Luciane Carminatti, do reitor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Cláudio Jacoski, do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS e coordenador do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Pública “Nos Caminhos da Práxis”, Emerson Neves da Silva, do secretário de Educação de São Carlos e coordenador do Colegiado de Secretários de Educação da AMOSC, Sadi Baron, da diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Chapecó, Sueli Sutili, da diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira e do secretário de Formação Política e Sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE), Evandro Accadrolli.

Para a diretora da UFFS – Campus Chapecó, o seminário revela “o compromisso da UFFS, da Unochapecó e da AMOSC em contribuir com a formação continuada de profissionais para Educação Básica. O “Caminhos da Práxis”, que dialoga com 2,6 mil professores, vem se constituindo em um importante espaço de formação qualificada, dialógica e crítica”. Baron ressaltou que “cuidar da formação continuada dos professores também é investir no desenvolvimento da região”. Accadrolli pontuou que o momento exige que os envolvidos com a educação estejam fortes para o debate dos rumos.

O professor Emerson destacou que a escola é o local no qual o bem comum mais se materializa, pois ela deve ser o espaço da democracia, da diversidade. “Tanto escola quanto universidade devem ser os espaços para se pensar o contraditório e apontar possibilidades”. Ele contextualizou o programa “Nos Caminhos da Práxis” e frisou que os dois anos de trabalho – em que o mais importante foi o diálogo para o método de atuação – culminam com o Seminário. Por fim, ele fez um chamamento: “façamos um ano de defesa dos espaços públicos e da autonomia universitária”. A deputada Luciane pontuou que “muitos falam sobre a educação, mas poucos entendem sobre a educação”. Abordando a sala de aula, ela ainda questionou: “temos planos nacionais, estaduais e municipais de Educação, mas para onde vão esses planos?”.

No terceiro momento do evento, o professor da UFFS Willian Simões contextualizou a elaboração do documento referência e abordou o histórico e a metodologia de trabalho. Após, o professor da Unochapecó Elcio Cecchetti e a professora da UFFS Adriana Andreis trataram de “Currículo, BNCC e a vivência que se estrutura na região da AMOSC”.

A discussão levantada pelos professores teve sequência com a professora da UFSM Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad. Ela falou sobre os “Desafios no âmbito da atuação docente para a educação pública e de direito”. À tarde, os presentes participaram de mesas temáticas.

A professora Miriam Cunico Figueiró, de São Domingos, considerou que os assuntos abordados são bastante amplos e com muitas possibilidades de debates. “Pelas falas já é possível perceber que temos um caminho árduo. A BNCC já chegou e estamos ‘perdidos’, precisamos, com a Secretaria de Educação, buscar os esclarecimentos e as estratégias para começar o ano", relatou. Ela ainda complementou que o evento trouxe muito conhecimento e ideias para iniciar as discussões no município.

Na quarta-feira (6), o evento é voltado a professores da rede dos 20 municípios da AMOSC, conveniados ao Programa de Formação Continuada.

Galeria de Imagens: