Professores gravam música como forma de enviar um carinho aos estudantes
Preocupados e sentindo falta dos alunos, docentes de Enfermagem superaram a timidez e enviaram um vídeo em que cantam, cada um em sua casa

Publicado em: 24 de abril de 2020 19h04min / Atualizado em: 27 de abril de 2020 15h04min

Uma música cantada por professores. Não são professores de música, então a qualidade não é a melhor do mundo. Um vídeo com imagens de pessoas sorridentes, mas feitas em casa, no improviso. Mesmo com os “poréns”, esse vídeo mudou o ânimo de muita gente em tempos de pandemia.

Estudantes do curso de Enfermagem da UFFS – Campus Chapecó foram surpreendidos pelos professores com a publicação de um vídeo nas redes sociais na tarde de sexta-feira (24). Nele, os docentes demonstram de maneira muito singela o quanto os estudantes são importantes e o quanto estão fazendo falta na Universidade.

A ideia foi da professora Jeane Barros de Souza Lima, que tem ligação com a música. “Quando o isolamento social foi se estendendo, achei que a gente precisava dar um apoio aos estudantes, demonstrar um carinho por eles. Gosto muito de música, então tive a ideia de gravar uma música e enviar a eles, já que não podemos ter contato. A Enfermagem gosta muito de cuidar, e essa foi a forma que encontramos, de certa forma, de cuidar deles”, revelou.

Depois, ela conversou com a coordenadora do curso, Crhis Netto de Brum, que de pronto gostou da proposta. “Fizemos o convite e a maioria aceitou. Fiz uma voz guia com playback e enviei a eles. Eles ouviam e gravavam a voz. O momento de gravação foi bastante divertido, com erros e acertos. Depois de todos enviarem, fiz a edição”.

A própria professora Chris revelou que foi um desafio. Ela gravou várias vezes, ficou com o coração acelerado e teve que vencer a timidez. No fim, ela considerou a gravação da música uma “oportunidade de organizar alguns sentimentos – rimos, descontraímos, envolvemos os familiares para ajudar na gravação. Foi um momento bem importante para refletirmos sobre os valores e a vida. Além disso, podermos externalizar a importância dos alunos – que o curso é feito com a presença de todos os atores, especialmente deles – foi bem singular”.

A professora Jeane lembrou que a música promove saúde, “e só por isso já valeu a pena”. Também destacou que os professores, que também estão trabalhando de forma remota e, portanto, nova, esqueceram um pouco do estresse pensando em algo bem diferente de seus cotidianos.

Mais do que levar o recado aos estudantes, a professora Jeane revela que a ação uniu ainda mais o grupo. Crhis vai além: “cada professor estava preocupado com a sua voz, mas na coletividade ficou muito bonito. Nossas imperfeições e desafios e dificuldades, no coletivo, se somam e o resultado fica mais bonito: potencializa nossas qualidades”.

O vídeo está disponível na página do Facebook da UFFS - Campus Chapecó.