Professores do Campus Chapecó participam de pesquisa geoarqueológica no Alto do Rio Uruguai
O projeto busca evidenciar os momentos de presença humana durante a pré-história

Publicado em: 30 de maio de 2017 11h05min / Atualizado em: 30 de maio de 2017 11h05min

A pesquisa geoarqueológica “Primeiros povoamentos do Alto Rio Uruguai no Oeste de Santa Catarina”, empreendido desde 2013 pela missão franco-brasileira que envolve pesquisadores brasileiros, franceses e italianos, conta com a participação de dois professores do curso de Geografia do Campus Chapecó.

Os professores William Zanete Bertolini e Gisele Leite de Lima estão envolvidos no projeto desde 2013 quando a licença para pesquisa nos sítios arqueológicos à margem do rio Uruguai, na Volta Grande (Águas de Chapecó, Alpestre), foi concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A missão é coordenada pelos arqueólogos Mirian Carbonera, do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM), e Antoine Lourdeau, do Museu de História Natural de Paris.
A participação dos professores Willian e Gisele nessa missão está relacionada ao estudo e investigação de indícios que possam dizer como era o ambiente há cerca de dez mil anos, quando uma das primeiras populações humanas viveu às margens do rio Uruguai nessa região. Para isso investigações relacionando características dos solos, depósitos do rio, das formas do relevo e da geologia são estudadas para tentar reconstruir o contexto paleoambiental vigente na época.
De acordo com o professor Willian, este projeto possui caráter interdisciplinar envolvendo alunos de graduação do curso de Geografia da UFFS- Campus Chapecó e disciplinas científicas como geomorfologia, pedologia, estratigrafia e arqueologia. “O projeto tem sido uma ótima oportunidade para aproximar os alunos do trabalho de pesquisa em geociências procurando entender melhor as variações das características naturais da região oeste de Santa Catarina ao longo dos últimos milhares de anos. Também aproxima os alunos ao trabalho de pesquisa em laboratório, por exemplo, através da análise de amostras de solo e sedimentos que vêm sendo coletados nos últimos trabalhos de campo e analisadas nos laboratórios da UFFS”, explicou.
Resultados
Entre os resultados já alcançados no contexto do projeto está o de que a forma e o grau de arredondamento dos grãos de areia presente nos solos tem servido como um marcador importante para distinguir os solos com influência das cheias do rio na sua formação, daqueles que não possuem esta influência. Essa conclusão será publicada em trabalho aceito no XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física em junho/julho de 2017 e é fruto da análise morfoscópica das areias em vários pontos da Volta Grande do rio Uruguai pelo professor William e os alunos Gerson Junior Naibo e Ademar Graeff.

O projeto
Com início em 2013, a escavação foi motivada pela descoberta de lâminas de pedra lascada, que até então não tinham sido encontradas no Brasil. A vinda de vários arqueólogos especializados no estudo de artefatos líticos, através da parceria com a França, possibilitou avançar nas pesquisas e definir estratégias para estudar as ocupações humanas em um amplo período de tempo.
O projeto 'Primeiros povoamentos do Alto Rio Uruguai’ busca evidenciar os momentos de presença humana durante a pré-história, além de as caracterizar, ou seja, ver como e de que forma viviam no decorrer das eras. (com informações do CEOM)