Professores do Campus Chapecó participam de livro sobre 100 anos da cidade
Lançamento acontece na terça-feira (8)

Publicado em: 07 de agosto de 2017 12h08min / Atualizado em: 09 de agosto de 2017 16h08min

Na terça-feira (8), às 19h, no Salão de Atos da Unochapecó, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM) realiza o lançamento do livro “Chapecó 100 anos: histórias plurais”. Na ocasião, também será lançada a exposição fotográfica “Chapecó de ontem e hoje: imagens de uma trajetória centenária”, que tem parceria com o Campus Chapecó.

O livro "Chapecó 100 anos: histórias plurais" apresenta diferentes recortes sobre a história do município, abordando temas importantes para a reflexão acerca dos processos históricos vividos pela coletividade, como colonização, política, educação, movimentos sociais, economia, diversidade étnica e cultural, entre outros.
Os professores que participam do livro como autores ou coautores de artigos são: José Carlos Radin, Renilda Vicenzi, Claiton Marcio da Silva, Marlon Brandt, Samira Peruchi Moretto, Délcio Marquetti, Monica Hass e Jaisson Lino.
Para a coordenadora do CEOM, Mirian Carbonera, um município centenário como Chapecó abriga múltiplas histórias, que podem ser narradas a partir de inúmeras perspectivas. “Buscar nas histórias plurais que formam os 100 anos de Chapecó aquilo que diferencia este município de tanto outros remete considerar que a criação do município em 1917, em si, já é parte de um processo histórico amplo, que envolve disputas territoriais em âmbito nacional e internacional, assim mais do que homenagear o município em uma data especial, a obra busca promover debates e ampliar as perspectivas de análises sobre a história de Chapecó”, explicou.