Professores de escolas participam de capacitação na UFFS – Campus Chapecó
Laboratório de Ensino do curso de Pedagogia promoveu a atividade

Publicado em: 07 de fevereiro de 2020 11h02min / Atualizado em: 07 de fevereiro de 2020 13h02min

A UFFS – Campus Chapecó recebeu cerca de 60 professores das escolas de Educação Básica Antonio Morandini e Marechal Bormann, na quinta-feira (6), para a segunda edição de um dia de estudo. O trabalho é desenvolvido pelo curso de Pedagogia, mais especificamente pelos professores do Laboratório de Ensino.

Conforme a professora do curso Noemi Gemelli Reali, a ação iniciou no último ano. Professores da EEB Antonio Morandini procuraram a UFFS – Campus Chapecó para uma formação. “Fizemos o convite para que os professores viessem para a Instituição, utilizando nossa estrutura e laboratórios. A ideia foi, além da formação, promover uma conexão, abrir as portas da Universidade para que os professores a conheçam”, ressaltou.

A partir da primeira atividade, houve um convite aos professores da EEB Marechal Bormann que, como  estiveram na UFFS – Campus Chapecó pela primeira vez para a capacitação, fizeram um tour no início da manhã para conhecer as dependências da Universidade.

Eles foram recepcionados, assistiram ao vídeo institucional e visitaram alguns espaços – especialmente os laboratórios. Para eles, também foi importante ver e conhecer a Instituição.

Elisandra Fernandes de Carvalho, professora da Educação Especial na EEB Marechal Bormann, explicou que, a partir desse conhecimento, ela pode ser uma ponte com os estudantes. “Vim em um seminário há, aproximadamente, quatro anos pela primeira vez aqui na UFFS. Fiquei somente no auditório e almocei no RU, mas não tive dimensão do campus. Na escola, os estudantes perguntam sobre a Instituição, eles têm interesse. Inclusive tenho uma filha que está no terceiro ano e ela queria vir junto. Falei que neste momento não seria possível, mas que a trarei. O professor precisa conhecer para poder falar melhor, essa visita é muito importante”, ressaltou.

Uma cena inusitada aconteceu durante a visita. A estudante de Agronomia Aline Moreira de Arruda estava preparando amostras de sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em um dos laboratórios. Ela explicou aos professores sobre a pesquisa e sobre o laboratório. Durante sua fala, reconheceu um de seus professores da escola, Jeonato Corá, e se emocionou.

“Ele foi meu melhor professor! Foi meu professor de Matemática. Eu o procurei nas redes sociais porque queria manter contato, mas não o encontrei”, comentou ela, com lágrimas nos olhos. Depois de um abraço de amizade e agradecimento, ambos demonstraram o quanto foi gratificante o encontro.

A atividade

Depois da visita, os professores da EEB Marechal Bormann se juntaram aos da EEB Antonio Morandini no auditório do Bloco dos Professores. A abertura teve a presença do Diretor da UFFS – Campus Chapecó, Roberto Dall’Agnol, e da Coordenadora Acadêmica em exercício, Crhis Netto de Brum.

O professor Roberto agradeceu muito a vinda dos professores, ressaltou que o Campus Chapecó está receptivo a recebê-los para vários momentos e reforçou o compromisso da Instituição com a Educação. Também pediu que os professores levem a informação sobre a UFFS para seus estudantes e se colocou à disposição para parcerias.

No mesmo sentido, a professora Crhis agradeceu a visita, colocou a coordenação à disposição e, por fim, parabenizou os professores de Pedagogia pelo engajamento com as escolas.

A palestra do dia: “Interdisciplinaridade, planejamento e sala de aula”, ministrada pela professora Noemi, inciou a atividade. À tarde foram realizadas práticas, com ideias de um método interdisciplinar. “A intenção é, na prática, pensarmos como podemos construir essa experiência (de interdisciplinaridade) na escola, a partir da sala de aula, de um pequeno grupo de professores ou mesmo de um professor sozinho”, frisou a professora Noeli.

Essa foi a segunda atividade realizada nesses moldes. A partir das duas ações, o próximo passo, de acordo com a professora, será ampliá-las. “No Laboratório de Ensino, estamos pensando em um projeto específico, tendo encontros, agendamentos das escolas. Queremos fazer esse tipo de trabalho, com produção de material didático, oficinas de contação de histórias, de literatura infantil,  de brinquedos, além de discutir a infância. Portanto, esse tipo de evento vai ser rotineiro agora, vai entrar no calendário permanente de ações do curso de Pedagogia”, explanou.

De acordo com Noeli, o projeto será formalizado neste semestre. Além dela, todos os professores do laboratório atuarão, cada um na sua especificidade.

Galeria de Imagens: