Professora da UFFS – Campus Chapecó recebe homenagem do Coren/SC
Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem 2020 será entregue à professora Kátia Lilian Sedrez Celich

Publicado em: 15 de dezembro de 2020 10h12min / Atualizado em: 16 de dezembro de 2020 10h12min

A professora Kátia Lilian Sedrez Celich receberá o Prêmio Profissional Destaque de Enfermagem 2020, do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC). A cerimônia será na terça-feira (15), a partir das 19h.

Com a pandemia, neste ano, a premiação acontece de maneira híbrida: somente os homenageados estarão presencialmente, e seus convidados e demais interessados poderão acompanhar a cerimônia on-line, ao vivo.

O prêmio existe há quatro anos e foi instituído em comemoração aos 40 anos de atividades do Coren/SC. Depois, passou a ser anual, com o objetivo de valorizar a Enfermagem em todas as suas áreas de atuação. Serão 40 homenageados, que foram indicados pelos pares.

O professor e coordenador adjunto do curso de graduação em Enfermagem, Claudio Claudino da Silva Filho, comenta que a professora atua com os componentes curriculares Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem e Estágio Curricular Supervisionado I e II. Além disso, atua com pesquisa e extensão. Ele cita, por exemplo, que ela esteve à frente do  programa Humaniza SUS, que trabalhou com a humanização na Atenção Primária. “A professora Kátia, desde abril de 2014, vem contribuindo decisivamente para o ensino, a pesquisa e a extensão na UFFS”, ressalta ele.

“É uma alegria muito grande receber esse reconhecimento neste momento da minha carreira profissional, depois de 30 anos atuando em várias áreas”, comenta a professora.

“Faço um agradecimento a todos que, de alguma maneira, contribuíram para minha formação profissional em especial minha família, meu esposo Miguel e meus filhos Caroline e Guilherme, que entenderam tantos momentos ausentes e sempre me apoiaram ao longo desses anos! Agradeço aos colegas da UFFS pela parceria e amizade, o apoio de cada um tem sido muito especial, e amo trabalhar na UFFS”, completa

Sobre a trajetória da professora

A professora Kátia ingressou na graduação em Enfermagem em 1985, na UFPel. Concluiu o curso e passou a trabalhar no Hospital da Fundação de Apoio Universitário, onde atuou na área da Enfermagem Cirúrgica e também na Unidade de Emergência, no Pronto Socorro.

Em 1992, já em Santa Maria, fez um concurso para o Hospital da UFSM. Trabalhou de 1992 a 1995, quando teve a primeira experiência na docência, como professora substituta. “Naquele momento, me encantei pela oportunidade de contribuir na formação de outras pessoas, pela convivência com os jovens e por poder passar um pouco da minha experiência. Foi aí que comecei a pensar em fazer um mestrado”.

Em Erechim, ela foi convidada a fazer o processo de implantação da clínica da Unimed, o que considera que foi bastante desafiador por não ter experiência em gestão.

Depois, partiu para a URI, onde ficou de 2000 a 2012. “Nesse período, iniciei e concluí o mestrado e iniciei o doutorado. Finalizei o doutorado em 2008 na PUC, em Porto Alegre. Atuei por cinco anos como voluntária na Associação de Apoio ao Idoso Erechinense, quando me aproximei muito dos idosos, realizando vários projetos de extensão e pesquisa”.

Já em Chapecó, trabalhou por um período na Uningá, como coordenadora da pós-graduação. “Fiz muitos contatos com colegas de Chapecó e uma colega me estimulou muito a fazer o concurso para a UFFS, e foi então que resolvi fazê-lo e fui aprovada, em 2014. É uma carreira longa, tanto de atenção às pessoas quanto na docência. Sempre tive em vista o cuidado humanizado, com olhar aos valores, à ética e atuando com respeito.”.

Atualmente, a professora Kátia está afastada, realizando seu pós-doutorado na UFSC em parceria com a Escola de Enfermagem de Coimbra, sob a supervisão da professora Rosa de Melo (da Escola de Enfermagem de Coimbra) e da professora Mara Ambrosina de Oliveira Vargas (da UFSC). Ela estuda a Metodologia de Cuidado Humanitude como uma ferramenta promotora de gestão do cuidar na atenção integral aos idosos em tempos de pandemia da covid-19.