Professora abre oficialmente o IX SEPE no Campus Chapecó
Professora da UFABC falou sobre a pesquisa na sua Instituição e no país

Publicado em: 24 de outubro de 2019 12h10min / Atualizado em: 24 de outubro de 2019 14h10min

Na quarta-feira (23), na abertura do IX SEPE na UFFS – Campus Chapecó, a professora da UFABC Marcela Sorelli Carneiro Ramos abordou “10 anos de pesquisa na UFABC: conquistas e desafios”. Além de questões locais, ela abordou pontos que influenciam na pesquisa no país todo.

Citando uma frase que está em um prédio da UFRJ, a professora destacou que “na universidade se ensina porque se pesquisa”. Para ela, “professor que pesquisa faz toda a diferença”.

A professora aponta que no contexto atual, alguns desafios precisarão ser discutidos nas universidades, especialmente os ligados à redução de orçamento. “A pesquisa depende muito do financiamento. As universidades precisam estar abertas a, pelo menos, debater outras formas de conseguir orçamento”.

Ela ponderou, ainda, que a pesquisa, especialmente a básica, demora para surtir efeitos. “O que está sendo pesquisado agora vai ter seu real impacto daqui uns anos. De todos os países que passaram por guerras ou crises importantes, os que investiram em pesquisa saíram mais fácil”.

A programação do IX SEPE segue nesta quinta (24) e sexta-feira (25).