Professor palestra sobre a visão computacional para detectar emoções de jogadores em tempo real
Aberto a todos os interessados, evento está com inscrições abertas

Publicado em: 30 de julho de 2019 08h07min / Atualizado em: 30 de julho de 2019 09h07min

“Você está estressado ou entediado? Usando visão computacional para detectar emoções de jogadores em tempo real” será o tema de uma palestra ministrada pelo professor do curso de Ciência da Computação Fernando Bevilacqua, na sexta-feira (2), às 16h, no Auditório do Bloco A. Todos os interessados – tanto da comunidade acadêmica quanto da regional – podem participar, e o público é, preferencialmente, professores e estudantes de Medicina, Enfermagem e Ciência da Computação. As inscrições devem ser feitas online.

A palestra faz parte do ciclo de seminários realizados no componente curricular Recursos Tecnológicos para a Saúde (RTS), do curso de Medicina, e tem como base os estudos do professor Fernando, especialmente durante o doutorado, realizado no programa de PhD em Tecnologia da Informação da Universidade de Skövde, Suécia.

O evento será certificado como ACC com carga horária de 1,5 horas para alunos da UFFS, mediante aprovação da coordenação/colegiado do curso do aluno participante.

Sobre a palestra

A visão computacional evoluiu drasticamente e agora pode detectar emoções de jogadores em tempo real. O processo envolve a detecção da frequência cardíaca e expressões faciais, todas realizadas remotamente usando uma câmera. Nenhum sensor toca o jogador. Nessa palestra, o participante verá um software (e a pesquisa por trás dele) que pode detectar se um jogador está estressado ou entediado em tempo real durante a interação com um jogo.
A realização da palestra é dos professores Carlos França e Fernando Bevilacqua, da UFFS – Campus Chapecó, e organização dos professores Marcelo Moreno e Gabriela Oliveira.

Professor Fernando Bevilacqua

Doutor em Informática pelo programa de PhD em Tecnologia da Informação da Universidade de Skövde, Suécia. Mestre em Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor adjunto do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, atuando principalmente nas áreas de Interação Humano-Computador (IHC), Visão Computacional e Computação Gráfica focados em jogos digitais.