Professor e estudantes da UFFS – Campus Chapecó participam de campo demonstrativo
Grupo conta com monitores e professor do Ensino Médio e aborda Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)

Publicado em: 24 de janeiro de 2019 12h01min / Atualizado em: 24 de janeiro de 2019 12h01min

A UFFS – Campus Chapecó, representada pelo professor Geraldo Ceni Coelho e pelas estudantes de Agronomia Mariana Bertoncini e Daniele Casal, está presente no Campo Demonstrativo Alfa (CDA). O evento iniciou na terça-feira (22) e encerra na quinta-feira (24). O grupo, que tem a colaboração do professor Itacir Valmorbida e de oito alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Tancredo Neves, do bairro Efapi (como monitores), atua com o tema “Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)”.

A equipe recebe os visitantes do campo demonstrativo – na maioria agricultores ligados à Cooperativa Alfa – e explica sobe as plantas, mostra a coleção (o horto já tem mais de cem plantas) e troca conhecimento com o público.

Conforme o professor Geraldo, há algumas das plantas já popularizadas, como o ora-pro-nobis, a capuchinha e o lírio do brejo. Ele também fala da erva-gorda (Portulaca olerácea): “é considerada uma praga, mas é muito nutritiva e saborosa, com alto teor de vitaminas e também de ômega 3”, ressalta.