Professor do Campus Chapecó tem pesquisa selecionada para o Rachel Carson Center na Alemanha
Centro de pesquisa se interessou pela pesquisa do professor de História, Claiton Marcio Da Silva

Publicado em: 14 de junho de 2017 09h06min / Atualizado em: 14 de junho de 2017 14h06min

O professor do curso de História do Campus Chapecó, Claiton Marcio da Silva, desenvolve no seu Pós-Doutorado uma pesquisa relacionada ao processo de "americanização" que impulsionou a modernização da agricultura brasileira após a Segunda Guerra Mundial, através de figuras como o multimilionário Nelson Rockefeller e algumas das agências por ele criadas.

Inicialmente a pesquisa estava sendo desenvolvida no programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade do Massachusetts Institute of Technology (MIT), situado em Cambridge, Estados Unidos, mas a partir do segundo semestre desse ano a pesquisa vai continuar em outro centro, o Rachel Carson Center (RCC), em Munique, Alemanha, a convite da instituição. Este é um centro reconhecido por seus estudos interdisciplinares focados nas relações entre ambiente e sociedade.
A Pesquisa
Silva explica que na pesquisa ele observa como no contexto da Revolução Verde buscou-se tecnificar a agricultura brasileira através da introdução de insumos considerados "modernos", aliando o Estado brasileiro às grandes corporações norte-americanas produtoras de sementes, adubos e maquinários agrícolas. Sobretudo, o projeto aborda como o processo de intensa abertura de fronteiras agrícolas no Brasil, patrocinado pelo estado brasileiro após 1945, teve na ciência um amparo forte para a propulsão desta expansão: a pesquisa agrícola buscou "atestar" a fertilidade de grandes áreas de terra nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste que, por sua vez, tornaram-se grandes produtoras agrícolas.
Por outro lado, segundo o professor, devastou-se grandes áreas de mata fundamentais para a manutenção dos ecossistemas como um todo, dos recursos hídricos (crise hídrica) em específico, assim como se desalojaram populações inteiras de áreas historicamente povoadas e não se modificou a estrutura agrária. Esse projeto está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História e também ao Grupo de Estudos em História, Ciência e Ambiente, da UFFS.
Rachel Carson Center (RCC)
Para Silva, o convite do RCC para continuar lá o desenvolvimento da pesquisa se deve ao interesse do Centro no tema, em função da especificidade do processo abordado que pode levar ao entendimento dos demais processos de modernização da agricultura no mundo. “Se observarmos, no RCC, os projetos selecionados contemplam uma agenda bastante importante de pesquisas sobre os mais diferentes temas, promovendo a reflexão sobre a interação entre sociedade e ambiente”, explicou.