Professor da UFFS lança seu terceiro livro na Alemanha
Lançamento do livro acontece nesta quinta-feira (08).

Publicado em: 06 de outubro de 2020 10h10min / Atualizado em: 06 de outubro de 2020 15h10min

O professor da UFFS – Campus Chapecó Antônio Inácio Andrioli acaba de publicar seu terceiro livro em território alemão. Após o sucesso de “Transgênicos: as sementes do mal – a silenciosa contaminação de solos e alimentos”, disponível em português na editora Expressão Popular, e “Soja orgânica versus soja transgênica – um estudo sobre tecnologia e agricultura familiar no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”, cuja versão brasileira foi publicada pela Editora UFFS em 2016, o novo livro trata da atual situação brasileira.

Com o título “Brasil entre a esperança e a ilusão - olhares críticos sobre um país na crise ambiental”, o livro lançado pela Editora Oekom de Munique é uma coletânea de textos escritos por Andrioli durante seus vários períodos de trabalho na Europa. A publicação em alemão conta com o apoio do Bund Naturschutz in Bayern (Amigos da Terra da Baviera) que, em janeiro deste ano, homenageou Andrioli com o Prêmio Baviera de Proteção Ambiental 2020. O lançamento da versão em português está previsto para o final deste ano pela Editora CRV, de Curitiba, e a obra será disponibilizada gratuitamente.

Segundo Andrioli, o Brasil é um país com enormes desigualdades sociais e, ao mesmo tempo, ele dispõe de enormes recursos naturais e as mais diferentes condições climáticas, que constituíram uma imensa diversidade biológica e possibilitam o cultivo da maioria das espécies de plantas do mundo. “A estrutura econômica do Brasil continua fortemente marcada pelas agroexportações baseadas em monoculturas como café, soja e cana-de-açúcar. Com isso, o país ficou cada vez mais conhecido pelo desmatamento, a concentração de terras, a corrupção, o uso de agrotóxicos e a expulsão de povos indígenas. Por outro lado, as suas experiências exitosas com a economia solidária, o orçamento participativo, o Fome Zero, a agroecologia e os programas de compras institucionais de alimentos para as escolas são vistos como bons exemplos para outros países”, explicou.

De acordo com o professor, a explicação dessas contradições, de como o país chegou ao seu atual estágio político e que perspectivas existem para o futuro, são respondidas no livro que oferece argumentos bem fundamentados sobre a política agrária brasileira.

Autor

Antônio Inácio Andrioli nasceu em 1974 em Campina das Missões – RS. Realizou seu doutorado no Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Osnabrück (Alemanha) e atuou como professor na Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria). Em 2009 foi nomeado membro da Comissão de Implantação e de 2011 a 2019 vice-reitor da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul).