Primeira OMOC movimenta o sábado na UFFS – Campus Chapecó
Alunos de escolas estaduais, particulares e, principalmente, municipais, participaram da Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense

Publicado em: 02 de setembro de 2017 15h09min / Atualizado em: 04 de setembro de 2017 15h09min

Concentração, raciocínio e estratégia. Foi numa prova na tarde ensolarada de sábado (2) que mais de 300 crianças e adolescentes gastaram suas energias. A Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), promovida pela primeira vez pela UFFS – Campus Chapecó, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), movimentou a Instituição com estudantes de escolas estaduais, particulares e, principalmente, municipais.

Jhony José da Cruz, de 11 anos, estudante do sexto ano da Escola Básica Municipal Fedelino Machado dos Santos, foi um dos que optou por estar na universidade e testar seus conhecimentos. Ele, que quer ser engenheiro mecânico, não tem dúvidas sobre a importância da Matemática. “Gosto bastante de Matemática, é minha matéria favorita. Estudo bastante e faço os cursos que são oferecidos. Espero tirar uma nota boa e ter uma das premiações”, revela.

Maria Cecília Cassol Vilas Boas, 13 anos, estudante do sétimo ano do Colégio Exponencial, também se identifica com a Matemática. Uma dos cinco alunos que toparam o desafio em sua turma, ela diz que quer ganhar, mas que se não der, está tudo bem também. “Meu objetivo é me divertir”, finaliza.

O coordenador da OMOC, professor da UFFS – Campus Chapecó, Milton Kist, lembra que a olimpíada é muito mais do que a premiação. “As questões requerem estratégia dos estudantes para a resolução. Isso eles usam para a vida”, ressalta. Mas lembra que provas assim também despertam o interesse de crianças e adolescentes pela Matemática, além de poderem revelar talentos. “O único vencedor do Prêmio Fields (premiação da Matemática, área que não tem Nobel) da América Latina é um brasileiro que, anos atrás, foi vencedor de olimpíadas”, explica.

O professor comemora, também, a aproximação da UFFS – Campus Chapecó com as escolas, especialmente as municipais. Para ele, escolas e universidade só têm a ganhar com essas trocas. Além disso, frisou que a participação de muitos só foi possível em função da sensibilidade do setor de Educação de Chapecó. “É importante agradecermos a todos, principalmente a Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, que disponibilizou o transporte gratuito a todos os estudantes que quiseram vir fazer a prova”.