PPGH promove aula magna com um dos tradutores de livro de Fritz Plaumann
Professor João Klug (UFSC) é o convidado do evento, aula magna é aberta a todos os interessados

Publicado em: 12 de abril de 2022 13h04min / Atualizado em: 12 de abril de 2022 16h04min

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFFS – Campus Chapecó promove sua aula magna, que será ministrada pelo professor João Klug (UFSC). O evento ocorre na terça-feira (26), às 19h, no auditório do Bloco A, e é aberto a todos os interessados.

Na aula magna acontece o lançamento da tradução do livro “A Origem da Vida” [Die Entstehung des Lebens], do entomologista Fritz Plaumann. O professor Klug foi um dos tradutores/revisores do livro.

A obra foi publicada em 1949, em língua alemã. Na época, o mundo tentava se recompor dos danos e da destruição causados pela 2ª Guerra Mundial. Somente agora, mais de 70 anos depois, a obra é lançada em português.

“A aula magana é o momento de recepção de nossos alunos e de integração do PPGH/UFFS com a comunidade. Optamos por trazer para essa atividade pesquisadores reconhecidos, para socializarem os resultados de suas pesquisas, que dialoguem com a área de concentração de nosso curso, que é Fronteiras, Migrações e Sociedade. Desta vez, contaremos com a participação do professor João Klug, que participou do processo de tradução e revisão da obra de Fritz Plaumman”, ressalta a coordenadora do PPGH, Samira Peruchi Moretto.

Fritz Plaumann

O entomologista Fritz Plaumann, alemão, nascido em 1902, viveu no distrito de Nova Teotônia, município de Seara (Oeste catarinense) por sete décadas. Chegou ao Brasil em 1924, atuou como fotógrafo e, mesmo com escassos recursos, sem formação acadêmica e muita dificuldade de comunicação, passou a estudar e a colecionar insetos.

O resultado, além do reconhecimento científico no Brasil e Alemanha, é o museu entomológico que leva seu nome e abriga uma das maiores coleções entomológicas da América Latina, com aproximadamente 80 mil insetos de 17 mil espécies diferentes. Dos insetos achados e catalogados por Fritz Plaumann, cerca de 1,5 mil eram desconhecidos da ciência.

Quer conhecer mais sobre a história do entomologista? Aline Maisa Lubenow estudou mais a respeito de Plaumann na especialização em História Regional (leia a monografia “Fritz Plaumann: um entomólogo em construção no sertão catarinense (1924 – 1945)”.